Secretário visita quilombola
Secretário nacional da igualdade racial visita quilombola agredido em Portalegre – Foto: Reprodução/Instagram

Nesta sexta-feira (17), o Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o advogado Paulo Roberto, visitou o jovem quilombola Luciano Simplício, que foi agredido por um comerciante local há alguns dias na cidade serrana de Portalegre, no alto oeste potiguar.

A visita foi feita a pedido da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O secretário foi recebido na casa de Luciano, onde foi acompanhado de representantes da Secretaria de Assistência Social do município de Portalegre, que já providenciou apoio ao jovem, vítima da violência no último sábado (11).

Reitero que este governo não compactua ou apoia qualquer tipo de ação criminosa, pois zelamos pela aplicação da lei. Estaremos acompanhando atentos as apurações, até que este caso se torne exemplo de que não iremos tolerar nenhum tipo de violência contra a população negra, ainda que sob a justificativa de operar a “justiça” para além dos limites do devido processo legal e direito ao contraditório e à ampla defesa“, disse o secretário Paulo Roberto em suas redes sociais.

O representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos visitou ainda o delegado de Polícia Civil, Cristiano Gouveia, responsável por conduzir as investigações do caso, e que prometeu empregar todo o rigor para investigar o caso e dar uma resposta à sociedade.

O jovem quilombola Luciano Simplício, de 23 anos, foi agredido, amarrado e arrastado, sem chance de defesa, por um comerciante local, que alegou, ainda que injustificavelmente, estar agindo em defesa do seu patrimônio. O acusado foi preso preventivamente ainda nesta sexta-feira (17).