É necessário estar cadastrado do RN Mais Vacina, e comparecer a uma UBS com comprovante de residência e documento com foto

Com ajuda da tecnologia e de um bom planejamento estratégico, a cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, é um dos municípios que mais avançaram na vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte. Como reflexo disso, será iniciada nesta quarta-feira (16) a imunização de pessoas a partir dos 40 anos sem comorbidades. A aplicação será feita nas 29 unidades de saúde da cidade.  

O titular da Secretaria Municipal de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, alerta, no entanto, que a cidade segue imunizando os grupos prioritários das pessoas com comorbidades e daqueles com alguma deficiência permanente.

“Nós temos um planejamento semanal para programar a vacinação. Diante disso, avaliando as logísticas de abastecimento e de aplicação de dose das nossas 29 salas de vacina, localizadas nas Zonas Rurais e Urbana da cidade, conseguimos ampliar a vacinação por faixa etária. Deste modo, podemos acompanhar toda a evolução do plano de imunização”, explica.

O município potiguar conta também com toda a rede pública de unidades de saúde informatizada — com internet de alta velocidade. As estruturas tem o serviço do prontuário eletrônico, que permite aos gestores da saúde identificar o perfil populacional da região onde a unidade está inserida, permitindo assim um trabalho de logística mais eficiente.

“Nós sabemos o quantitativo de idosos, moradores de pacientes acamados, por exemplo, e promovemos a vacinação destes grupos. Com isso, nós conseguimos distribuir as vacinas para todas as nossas unidades de vacinação”, detalha.

Para receber a vacina, é necessário estar cadastrado do RN Mais Vacina. Também é obrigatório comparecer a uma UBS com comprovante de residência e documento com foto.

Atualmente, São Gonçalo do Amarante está com toda a população acima de 60 anos vacinada. A cidade também encerrou a imunização dos idosos que moram em instituições de longa permanência, além dos trabalhadores aeroportuários do Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

“Temos, ainda, o serviço de vacinação de grupos prioritários para comorbidades, portadores de deficiência e trabalhadores da educação. Estamos no aguardo para iniciar a vacinação dos trabalhadores do setor industrial”, adianta Jalmir Simões.

Profissionais da educação

A Prefeitura ampliou a vacinação para trabalhadores da Educação do ensino fundamental das redes pública e privada. Para esse grupo, a imunização está acontecendo por meio de agendamento pela plataforma ‘RN Mais Vacina’, para o campus do IFRN.

O processo de agendamento é simples e fácil. Depois de se cadastrar no RN Mais Vacina, clica em “Cidadão”. O próximo passo é escolher a opção “Agendamento” e selecionar o local, dia e hora que deseja receber o imunizante. A confirmação será enviada por e-mail. O comprovante de agendamento pode ser apresentado impresso ou no próprio aparelho celular pelo usuário.

Veja os pontos de vacinação e horários:

Zona urbana – das 8h às 14h:

UBS Mangueirão

UBS Jardim Lola

UBS Humaitá

UBS Serrada

UBS Amarante

UBS Regomoleiro

UBS Santo Antônio

UBS Novo Santo Antônio

UBS Novo Amarante

UBS Golandim I

UBS Golandim II

UBS Golandim III

UBS Centro

UBS Santa Teresinha

UBS Olho D’agua do Carrilho

UBS Cidade das Flores

UBS Cidade das Rosas

UBS Jardim Petropoles

UBS Rui Pereira

UBS Padre João Maria – das 7h às 11h

Zona rural – das 7h às 11h:

UBS Uruaçu

UBS Guanduba

UBS Barro Duro

UBS Igreja Nova

UBS Poço de Pedra

UBS Serrinha

UBS Maçaranduba

UBS Guajiru

UBS Bela Vista