Candidato ao Senado Rogério Marinho vota na Zona Sul – Crédito: Dayvissom Mello

Rogério Marinho (PL) está matematicamente eleito senador pelo Rio Grande do Norte. Com 84,15% dos votos apurados, o ex-ministro Desenvolvimento Regional foi eleito com 41,73%, o que já representa 665.803 votos.

De acordo com a apuração dos votos, Rogério Marinho já coloca mais 100 mil votos de frente para o segundo colocado na disputa, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, que soma 33,89%, 477.609 votos.

Esta é a primeira vez que Rogério Marinho se elege senador da República. Ele nasceu em Natal, no dia 26 de novembro de 1963. É filho de Valério Marinho e Sônia Simonetti, casado com Leya Marinho e pai de quatro filhos: Ana Beatriz, Bruno, Matheus e Maria Eduarda.

Deputado federal eleito em 2006 com 130.063 votos, Rogério Marinho chegou à Câmara Federal com o compromisso de defender, principalmente, a bandeira da Educação. Como titular da Comissão de Educação e Cultura, apresentou projetos importantes como a PEC da DRU, que determina a revinculação de receitas da União para a Educação, o que garante recursos extras de R$ 23 bilhões até 2011 para o ensino básico.

Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Rogério Marinho foi ministro Desenvolvimento Regional. À frente da pasta, ele foi responsável por encerrar a obra da transposição do Rio São Francisco.