RN registrou chuvas acima de 80mm na Região Central Potiguar – Foto: Maria Lima

O boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) publicado nesta quinta-feira (13), registrou a ocorrência de chuvas em 93 estações de monitoramento. “A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

As chuvas ocorreram em todas as regiões do RN com destaque para a região Central do estado, no município de Parelhas, com o maior volume 81.2 milímetros (mm). No Oeste Potiguar os maiores volumes ocorreram em Umarizal (75mm) e Riacho da Cruz (54mm).

Análise inicial das chuvas de janeiro
Mesmo a quadra chuvosa do semiárido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões do RN. A análise inicial das chuvas acumuladas no estado (até 13/01) registram 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.

Em alguns municípios já choveu mais do que o previsto para o mês inteiro, como em Venha Ver com 142 mm, Eloi de Souza com 119,4mm e até mais do que o ano de 2021 inteiro, como foi o caso de Nova Cruz, São José do Campestre e Santa Cruz. “A previsão para o mês de janeiro de 2022 é de chuvas com volumes de normal a acima do normal. Na próxima semana está programada reunião com os meteorologistas do Nordeste para a análise da previsão climática dos próximos meses”, disse Bristot.

Boletim Pluviométrico
O novo sistema de monitoramento da Emparn publica 5 boletins pluviométricos por dia com o acumulado das chuvas ocorridas nas últimas 24h. O boletim das 07h15 da manhã registrou chuvas em 61 estações de monitoramento e no das 09h15, 93.

A rede de monitoramento meteorológico do RN, conta com 291 estações, sendo 15 plataformas de coleta de dados (PCD), 99 pluviômetros automáticos e 177 pluviômetros manuais.

O acesso é pelo site emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia.

Previsão do final de semana

Para o final de semana, as análises dos meteorologistas indicam a permanência das condições climáticas favoráveis para ocorrência de chuvas em todas as regiões. “A previsão para o final de semana é boas chuvas tanto no interior e na região litorânea”, comentou Bristot.

Previsão dia a dia

Sexta (14): Parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões, com possibilidade de trovoadas no Alto Oeste
Sábado (15): Parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões
Domingo (16): Parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões