Tremor de magnitude 2.1 em João Câmara – Imagem: LabSis/UFRN

Mais 9 tremores de terra foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) em menos de 12 horas no Rio Grande do Norte. Todos os abalos aconteceram no município de João Câmara, entre as 19h32 da segunda (8) e as 02h01 desta terça (9).

O maior tremor, de magnitude 2.1, foi registrado às 20h09. O segundo maior, de 1.6 mR, aconteceu às 23h16. Os demais eventos tiveram magnitude abaixo de 1.0.

No total, 19 tremores de terra foram registrados desde o dia 31 de julho no RN. Os oito primeiros também aconteceram em sequência, e dois de maior magnitude (3.7 e 2.4) chegaram a ser sentidos pela população de algumas cidades do estado. Outros dois, um de magnitude 2.0 e um menor, de 1.6, foram registrados na quarta (3) e na sexta-feira (5), respectivamente.

De acordo com o geofísico e técnico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), Eduardo Menezes, esses abalos são causados por uma reativação de falhas geológicas, e o RN possui essas “falhas tectônicas em municípios como João Câmara, Touros, Pedra Preta, Parazinho, Taipu, Poço Branco, Augusto Severo, São Rafael e Caraúbas”.