Essa expansão é impulsionada, principalmente, pela conclusão das cinco novas unidades dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERNs)

Cotidiano

Ensino RN registra crescimento de 75,7% em matriculados na educação profissional da rede estadual nos últimos 6 anos

Ensino profissionalizante na rede estadual registrou em 2024 um total de 12,8 mil matrículas, segundo dados do INEP

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de abril de 2025 às 15:30

No Rio Grande do Norte, a Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino registrou um aumento significativo nos últimos seis anos. De acordo com o Censo Escolar, divulgado pelo INEP, em 2019 o número de matriculados era de 7.389; já em 2024, esse número chegou a 12.986 matrículas, com 86 escolas oferecendo a Educação Profissional. Os dados apontam que o crescimento entre 2019 e 2024 foi de 75,7%, indicando expansão acelerada e priorização da modalidade.

Dentro do plano de expansão da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, de acordo com dados do SigEduc, em 2025 o estado contará com 132 instituições ofertando cerca de 18 mil matrículas, marcando um aumento expressivo. Essa expansão é impulsionada, principalmente, pela conclusão das cinco novas unidades dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERNs), parte do Programa Nova Escola Potiguar, além da ampliação da Educação Profissional em escolas de ensino regular.

“O crescimento expressivo no número de instituições e matrículas em cursos técnicos reflete o compromisso da gestão da governadora Fátima Bezerra em proporcionar oportunidades de formação qualificada para os jovens potiguares. Com a conclusão dos IERNs e a ampliação da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, estamos investindo na formação da atual geração de estudantes, onde eles são preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, buscar a realização dos seus sonhos pessoais e contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso RN”, frisa a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Dentre as instituições que já oferecem Educação Profissional, destaca-se a presença de 11 Centros Estaduais de Educação Profissionalizante (CEEP) e 1 Centro Estadual de Educação Profissional (CENEP), que desempenham um papel crucial na formação técnica dos estudantes potiguares.

Ainda segundo a secretária de Educação, nesse contexto de crescimento e investimento, o estado do Rio Grande do Norte se destaca como um exemplo de como a Educação Profissional pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento social e econômico, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para a construção de um futuro mais próspero e igualitário.

No Brasil, o ensino profissionalizante registrou em 2024 um total de 2,57 milhões de matrículas, o que representa um crescimento de 2,4 vezes em relação ao registrado em 2023. Desse total, 1,57 milhão de matrículas estão na rede pública.

Tags