Governadoria do RN - Foto: Demis Roussos

Últimas

Dinheiro RN reduz comprometimento das receitas com despesas de pessoal, aponta Tesouro Nacional

Relatório do Tesouro Nacional aponta que comprometimento da receita com despesa com pessoal caiu de 58,26% para 55,73%

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de outubro de 2025 às 13:59

O Rio Grande do Norte apresentou redução do comprometimento de suas receitas com despesas de pessoal, segundo dados Tesouro Nacional, divulgados nesta terça-feira. No segundo quadrimestre de 2025, o percentual de gasto com pessoal ficou em 55,73%, uma queda em relação aos 58,26% do mesmo período do ano passado.

Apesar da redução, o estado ainda ultrapassa o limite de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Poder Executivo. O Rio Grande do Norte é o único estado do país a superar esse teto. Em segundo lugar no ranking de gastos, Minas Gerais compromete 48,52% de sua receita com pessoal.

Os números fazem parte do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) em Foco dos Estados + DF. Sobre a composição da despesa, o Tesouro aponta que 61% se referem a servidores ativos e 38% a aposentados e pensionistas. O gasto com inativos no RN é o sexto maior do país e o primeiro do Nordeste.

O relatório também destaca o comprometimento da receita com o pagamento de precatórios. Nesse quesito, o Rio Grande do Norte ocupa a segunda posição no país, com 25% da Receita Corrente Líquida (RCL) comprometida, atrás apenas do Rio Grande do Sul (27%).

Tags