Bate-papo e shows marcam o Círculo de Cultura do RN, que reúne artistas, foliões e pesquisadores para debater o futuro do carnaval de rua. | Foto: Divulgação
O Comitê Estadual de Cultura do RN promove neste domingo (25) um debate sobre o carnaval de rua, com acesso gratuito ao público. A ação acontece a partir das 17h no Figa Bar, em parceria com o Combo Cultural DoSol, reunindo artistas, produtores culturais, pesquisadores e foliões.
O Círculo de Cultura “O Carnaval Quem é Faz é o Folião – Políticas Públicas para o fortalecimento do Carnaval de Rua” pretende discutir desafios e estratégias para garantir financiamento, organização e sustentabilidade da festa, além de reforçar o papel do folião como protagonista da manifestação cultural.
Segundo Felipe Nunis, coordenador metodológico do Comitê Estadual de Cultura do RN, eventos como este reafirmam que a cultura é direito e política pública. “São espaços de escuta, troca e construção coletiva, que fortalecem artistas, grupos e comunidades, além de contribuir para a reflexão sobre políticas públicas continuadas”, explica.
O bate-papo aberto começa às 17h, abordando questões centrais sobre apoio institucional, estruturação e expansão do carnaval de rua, estimulando a participação social e a construção de propostas coletivas.
Às 19h, a programação segue com apresentações de Skarimbó e Orquestra Greiosa, trazendo a diversidade sonora, a energia e a alegria típicas do carnaval de rua. A iniciativa busca também ocupar criativamente os espaços urbanos e promover acesso democrático à arte.
O Comitê Estadual de Cultura é coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, integrando o Programa Nacional dos Comitês de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias