Rede hoteleira de Natal espera 89,7% de ocupação no Réveillon - Foto: ABIH

Cotidiano

Turismo Rede hoteleira de Natal espera 89,7% de ocupação no Réveillon

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN estima uma das temporadas mais fortes dos últimos anos, impulsionada por eventos como o Carnatal e as festas de fim de ano

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de dezembro de 2025 às 13:50

Com expectativa de alta movimentação turística e reservas robustas na rede hoteleira, Natal se prepara para mais uma temporada de verão, tradicionalmente o período mais forte do ano para a economia do turismo. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Edmar Gadelha, a alta temporada de 2025/2026 promete ser uma das mais intensas dos últimos anos.

“Nossa expectativa para dezembro é de 75% de ocupação, tendo pico de 85% durante o Carnatal, que aconteceu no fim de semana, e 89,7% no Réveillon. Em janeiro, a média projetada é de 78%, consolidando uma alta temporada prolongada e muito forte”, afirma.

Para dar conta da demanda, os hotéis associados vêm passando por um ciclo de manutenção e revitalização das unidades. A ABIH-RN destaca que as equipes estão sendo capacitadas e que há um alinhamento permanente com fornecedores, garantindo abastecimento e logística sem riscos durante o fluxo intenso de hóspedes.

“A preparação acontece em várias frentes, desde reformas até treinamento de pessoal. Tudo para garantir a melhor experiência ao turista”, explica Gadelha.

O dirigente também reconhece que, apesar da boa estrutura turística da capital, ainda há pontos a aprimorar. “Temos hospedagem consolidada, gastronomia e belezas naturais. Mas seguimos dialogando com o poder público para aperfeiçoar a limpeza, a segurança e a infraestrutura, garantindo que o visitante queira voltar e recomendar Natal”, diz.

Enquanto o setor privado amplia investimentos, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), executa intervenções nos quiosques das praias do Meio, Areia Preta e Ponta Negra — justamente nos trechos mais visitados durante o verão. As obras fazem parte de um pacote de requalificação da orla.

O secretário titular da pasta, Felipe Alves, afirma que há um planejamento mensal de manutenção, com reforço em caso de aumento da demanda. “Se algum evento ou fluxo mais intenso exigir, posicionaremos mais equipes”, disse.

Sobre a infraestrutura para a alta estação, o secretário reforçou que toda a orla já conta com iluminação em LED e que o departamento de manutenção está mobilizado. Recentemente, um trecho de 140 metros na Avenida Erivan França recebeu refletores mais potentes.

“Toda a nossa orla está contemplada com tecnologia LED, e estamos a postos para qualquer eventualidade”, afirmou.

Estrutura

Com a chegada de turistas prevista para crescer nas próximas semanas, a dúvida permanece: as obras serão concluídas e a estrutura estará completamente preparada para o verão?

A Semsur afirma que seguirá o cronograma previsto e reforçará as equipes, caso necessário. No entanto, o volume de intervenções simultâneas na orla preocupa empresários e profissionais do setor, que defendem atenção redobrada para evitar transtornos em plena alta estação.

Mesmo com desafios estruturais, o otimismo predomina no trade turístico. Com ocupação elevada, oferta consolidada de serviços e calendário de grandes eventos — incluindo o Carnatal e o Réveillon —, Natal espera repetir o desempenho positivo de anos anteriores.

Para a ABIH-RN, o momento é decisivo para fortalecer a imagem do destino. “Queremos que 2026 seja um ano excepcional. Para isso, precisamos garantir que o turista saia daqui encantado com a experiência”, resume Edmar Gadelha.

Tags