Seca leva Rafael Godeiro a situação de emergência - Foto: Comunicação/Dnocs
O município de Rafael Godeiro, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, teve sua situação de emergência oficialmente reconhecida pelo Governo Federal na última quarta-feira (31). O reconhecimento, publicado no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Portaria nº 3.919, ocorre em virtude dos graves efeitos da seca, caracterizada por um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
Com a validação federal por meio da Defesa Civil Nacional, a prefeitura de Rafael Godeiro está agora apta a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O apoio financeiro é destinado a ações de resposta imediata e assistência humanitária, o que inclui a compra de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza e higiene pessoal, além de refeições para trabalhadores e voluntários que atuam no combate aos efeitos do desastre.
Outros municípios reconhecidos
Além de Rafael Godeiro, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em outras cinco cidades brasileiras nesta quarta-feira. No Maranhão, os municípios de Apicum-Açu e Bequimão enfrentam um período de estiagem. Já no estado do Paraná, Cruzeiro do Sul e São Sebastião da Amoreira foram atingidos por enxurradas, enquanto Ribeirão do Pinhal sofreu com o impacto de chuvas intensas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias