Ministro Marcelo Queiroga – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (13), após a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao público infantil (crianças de 5 a 11 anos), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga falou sobre a segurança e eficácia dos imunizantes que serão aplicados nas crianças brasileiras.

O ministro lembrou que esses mesmos imunizantes já estão sendo utilizados em outros países do mundo, apesar de serem recentes. Desde novembro, mais de oito milhões de doses já foram aplicadas em crianças nos EUA, e até então, nenhum grande evento adverso foi registrado.

“Até o que sabemos no momento, existe segurança atestada não só pela Anvisa, mas por outras agências regulatórias para aplicação dessas vacinas”, disse Marcelo Queiroga ao anunciar que as vacinas já estão em solo brasileiro.

Os imunizantes fabricados pela Pfizer chegaram nesta manhã. O primeiro lote trouxe um total de 1,2 milhão de doses, que começarão a ser distribuídas aos estados o quanto antes. A previsão do Ministério da Saúde é de que até o fim de março, 20 milhões de crianças sejam vacinadas contra a Covid-19 no Brasil.

No Rio Grande do Norte, a população com faixa etária entre 5 e 11 anos de idade corresponde a 1,67% da população total do Estado.  O esquema vacinal compreende a aplicação de duas doses de vacina com intervalo de oito semanas entre elas. O Brasil espera receber mais de 4 milhões de doses ainda neste mês de janeiro.