Cadu Xavier afirma que PT articula maioria na Assembleia para manter comando do Governo do RN em cenário de vacância. | Foto: Arquivo/ALRN

Política

Política PT não abre mão do Governo do RN em possível eleição indireta, diz Cadu Xavier

Pré-candidato diz que partido não abre mão de indicar nome de confiança caso Fátima renuncie e Walter Alves não assuma o Executivo

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de fevereiro de 2026 às 08:55

O PT já se articula para manter o controle do Governo do RN em um eventual cenário de eleição indireta. O pré-candidato ao governo estadual, Cadu Xavier (PT) afirmou que o partido “não abre mão” de indicar um nome de extrema confiança para comandar o Executivo caso a governadora Fátima Bezerra (PT) renuncie ao cargo para disputar o Senado e o vice-governador Walter Alves (MDB) não assuma a função.

Segundo Cadu, o tema já está em debate nos bastidores políticos e envolve diretamente a Assembleia Legislativa do RN, responsável por conduzir uma eventual eleição indireta. “Uma coisa que a gente não abre mão é de manter uma pessoa de extrema confiança do Partido dos Trabalhadores tocando o governo nesse período após a renúncia da governadora. Isso a gente vai trabalhar para isso”, afirmou, em entrevista a 98 FM Natal.

Cadu disse que seu nome é o principal defendido pelo partido para uma possível escolha indireta. De acordo com ele, a intenção é apresentar sua candidatura como representante da continuidade administrativa do atual governo. “Eu, sendo o pré-candidato do PT, o candidato da situação, o meu nome será o nome que a gente vai trabalhar dentro da Assembleia Legislativa”.

Apesar disso, o pré-candidato admitiu que o PT avalia alternativas internas caso seu nome não consiga viabilidade política. Entre os citados estão os deputados estaduais Francisco do PT, Isolda Dantas e Divaneide Basílio, todos com mandato na Casa.

Tags