Com mais de 226 mil candidatos na primeira chamada, estudantes precisam apresentar documentação presencial ou virtualmente para garantir a bolsa integral ou parcial do Prouni. | Foto: Juca Varella/Agência Brasil
O prazo para estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 se encerra nesta sexta-feira (13). Até hoje, os candidatos devem entregar a documentação exigida pelas faculdades privadas onde foram aprovados para confirmar as informações prestadas na inscrição, como comprovante de renda familiar.
A conferência dos documentos é responsabilidade exclusiva do estudante, que deve ficar atento a datas, horários e modalidades de envio, seja presencial ou eletrônico, de acordo com cada instituição de ensino superior.
O resultado da primeira chamada foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 4 de fevereiro. Nesta edição, a maior da história do programa, mais de 226 mil candidatos foram pré-selecionados para disputar bolsas integrais e parciais em 1.046 instituições privadas de todo o país. Ao todo, estão sendo ofertadas 595.374 bolsas em 895 cursos diferentes.
O Prouni concede bolsas integrais (100% da mensalidade) para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Já as bolsas parciais (50%) são destinadas a famílias com renda de até três salários-mínimos por pessoa. O objetivo é ampliar o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior privado.
As faculdades devem disponibilizar, em seus sites, canais específicos para envio de documentos de forma virtual. Para quem optar pela entrega presencial, a instituição precisa garantir atendimento adequado aos pré-selecionados, nos locais e horários definidos, facilitando a comprovação de informações e a pré-matrícula.
Candidatos com 18 anos ou mais que concluíram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e necessitam da certificação do ensino médio podem obter declaração autenticada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Página do Participante do Enem. O documento permite a pré-matrícula diretamente na faculdade, agilizando o processo.
Quem não foi selecionado nesta primeira chamada ainda pode tentar vagas remanescentes. A manifestação de interesse para a lista de espera deve ser feita entre os dias 25 e 26 de março pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da segunda chamada será divulgado em 2 de março, e a comprovação de informações seguirá o mesmo modelo de atendimento presencial ou virtual, com prazo até 13 de março.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias