Sala de aula
Foto: Geandson Oliveira/NOVO

Os professores da rede municipal de ensino de Natal decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira 6. O indicativo de foi definido após uma assembleia realizada na última quarta-feira (1), que contou com a participação de mais de mil servidores. O evento ocorreu no formato híbrido.

Uma assembleia para a deflagração da greve está marcada para o dia 6, segunda-feira. A expectativa é de grande adesão dos professores.

Em contato com o sindicato da categoria, foi informado que a greve é motivada pela não atualização salarial de 2020, discussão que se arrasta desde o ano passado. Segundo o sindicato, a dívida existe desde janeiro e o dinheiro está na conta da prefeitura e que a arrecadação do FUNDEB superou as expectativas do município e que a prefeitura se nega a pagar.

Ainda de acordo com o grupo sindical, a proposta apresentada pela prefeitura desconsiderou a totalidade de 12,84% bem como o retroativo devido, e criticou mais a prefeitura relatando que as escolas reabriram de forma precária, sem os investimentos necessários para uma adequada volta de estudantes e professores.