Professor Allyson Araújo, do Departamento de Educação Física (Dedfis) da UFRN - Foto: Reprodução

Cotidiano

Reconhecimento Professor do Departamento de Educação Física da UFRN é premiado em congresso internacional

Allyson Araújo recebeu o Prêmio para Acadêmicos de Países em Desenvolvimento de 2025

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de junho de 2025 às 17:00

O professor Allyson Araújo, do Departamento de Educação Física (Dedfis), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), recebeu o Prêmio para Acadêmicos de Países em Desenvolvimento de 2025, concedido pela Associação Internacional de Escolas Superiores de Educação Física (Aiesep). A premiação foi entregue durante o Congresso Internacional da Aiesep, realizado entre os dias 18 e 22 de maio, na Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos.

A homenagem reconhece acadêmicos que fazem contribuições significativas à pesquisa, ao ensino e ao serviço nas áreas de educação física, atividade física e esporte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN), o professor Allyson Araújo ministrou no evento a palestra intitulada Diálogos entre Mídia e Educação Física na América do Sul: perspectivas do currículo e das práticas pedagógicas

No trabalho, abordou como o campo da mídia-educação estabeleceu influência sobre o pensamento pedagógico da educação física no Brasil. Segundo ele, na América do Sul, sobretudo aqui no caso brasileiro, essas concepções são diferenciadas em relação a outros países e incluem no fazer pedagógico temas como justiça social, consumo, construção de narrativas de si, dependência, ressignificação de práticas e ídolos, entre outros.

Para o professor, o reconhecimento e a participação nesse tipo de evento são importantes para divulgar as pesquisas realizadas na UFRN e promover o intercâmbio de experiências acadêmicas no campo da educação física. O prêmio reflete a crescente visibilidade internacional das pesquisas desenvolvidas no CCS/UFRN e destaca a contribuição do docente para o avanço dos estudos na área em países em desenvolvimento. Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site da Aiesep.

Tags