Segundo o presidente licenciado, Felipe Matheus Cavalcanti França, e o presidente interino, a iniciativa de promover a auditoria foi da própria diretoria atual. Foto: Anorc
O atual presidente e o 1º tesoureiro da Associação Norte-Rio-grandense de Criadores estão licenciados dos cargos. Atualmente, a Anorc está sendo presidida interinamente pelo 1º vice-presidente, Orlando Cláudio Gadelha Procópio. O motivo da mudança seria uma auditoria que está sendo feita na entidade.
Segundo o presidente licenciado, Felipe Matheus Cavalcanti França, e o presidente interino, a iniciativa de promover a auditoria foi da própria diretoria atual. De acordo com os dois, após esse trabalho de avaliação das contas da Anorc, a ideia é que o presidente e o tesoureiro reassume seus cargos.
“Eu que pedi. A auditoria existe. Após a Festa do Boi a gente teve uma movimentação muito grande. Essa auditoria foi feita inclusive a meu pedido. E aí, por conta de eu ter pedido a auditoria, eu me licenciei. E até porque também eu tenho um evento de final de ano e, para a realização do meu evento, eu pedi o licenciamento, como quase todo ano eu faço”, afirmou Matheus França, por telefone.
Ele acrescentou que outras auditorias já haviam sido feitas na Anorc, mas que essa atual está sendo realizada “com maior intensidade”. A justificativa, segundo o presidente licenciado, “é pela credibilidade”. “A Festa do Boi é um evento que movimenta muito. Então é uma forma da gente dar credibilidade à gestão. E ver, apontar, se há alguns erros para serem corrigidos”, explicou.
Segundo ele, sua volta à presidência da Anorc ocorrerá tão logo a auditoria seja finalizada. Não há ainda uma previsão para quando este trabalho será concluído. Ele não soube informar precisamente quando foi aprovado seu licenciamento.
No site da Anorc não há notícia sobre a mudança. Também não foi encontrada disponível no site alguma ata ou documento semelhante com o registro da reunião ou assembleia no qual foi oficializado o licenciamento.
O presidente em exercício confirmou que foi feito um documento formalizando a mudança, até porque — segundo ele — sem esse registro não seria possível fazer as operações bancárias que a entidade requer para sua administração.
“Houve uma reunião extraordinária e nessa reunião foi solicitado o licenciamento dos dois e foi criada temporariamente uma nova diretoria para averiguar algumas situações e, a partir daí, depois de tudo esclarecido, voltar ao normal ou não. Como eu era o primeiro vice, sobrou para mim”, explicou Orlando Procópio.
Orlando Procópio confirmou que a auditoria foi solicitada por Matheus França e que seu licenciamento foi a forma de dar mais credibilidade ao trabalho. “Existe uma equipe que está, vamos dizer assim, checando todas as contas a pedido dele para ver se está tudo bem, se está tudo ok. É como se fosse uma… não sei nem o termo que eu uso, mas é como se desse uma geral em todas as contas para saber se está tudo certo, se não tem nenhuma inconsistência. E depois volta ao normal. Matheus, para deixar mais à vontade, achou por bem se afastar durante esse período”, contou.
E acrescentou: “A Anorc tem muita situação, muito convênio, tem muitas exposições. Então está se fazendo uma geral para deixar ela toda redondinha. E dentro desse critério Matheus resolveu se licenciar e eu estou respondendo pela Anorc momentaneamente, temporariamente. A gente espera que isso finalize com tudo, vamos dizer assim, esclarecido e que possa a diretoria voltar toda ao normal”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias