A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual nesta terça-feira (4) enquanto caminhava pelo Centro Histórico da Cidade do México. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem se aproxima, coloca o braço ao redor da presidente e tenta beijar seu pescoço, além de tentar tocar seu seio.
Sheinbaum cumprimentava apoiadores e seguia para um evento próximo ao palácio presidencial quando a abordagem aconteceu. Nas imagens, não é possível identificar agentes de segurança próximos no instante da ação.
O agressor encosta no corpo da presidente por alguns segundos até ser afastado por uma terceira pessoa. Mesmo após o constrangimento, Sheinbaum ainda aceitou tirar uma foto com o homem e deu tapinhas nas costas dele.
De acordo com a imprensa mexicana, o autor do assédio foi identificado e detido. Ele está à disposição da Promotoria especializada em crimes sexuais, segundo o jornal Diário Expreso.
A secretária das Mulheres do México, Citlali Hernández, classificou o caso como reflexo de uma cultura machista arraigada no país.
“O abuso, a hostilidade e qualquer violência dirigida às mulheres não podem ser ignorados ou minimizados. Devemos denunciá-la e combatê-la. Repudiamos o ato vivido hoje por nossa presidente”, declarou.
Hernández também reforçou a necessidade de que homens participem “ativamente da construção de uma realidade de respeito, igualdade e vidas livres de violência”.
O episódio acontece no momento em que o governo mexicano tem sido cobrado por mais políticas de proteção às mulheres. O país enfrenta altos índices de feminicídios e violência de gênero.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias