Projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foto: Secom Natal

Projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foto: Secom Natal

Cotidiano

Urbanismo Prefeitura requalifica praça na Cidade Alta após 50 anos de abandono

Com investimento total de R$ 610 mil, a área de 1.560 m² recebeu novo piso em concreto, rampas de acesso em diferentes níveis, guarda-corpo, corrimãos, rebaixamento de calçadas, sinalização tátil, playground infantil, além da instalação de novos bancos

por: Secom Natal

Publicado 24 de dezembro de 2025 às 16:30

Um dos espaços de lazer mais centrais e que por décadas esteve abandonado na Cidade Alta foi entregue totalmente requalificado pela Prefeitura do Natal, na tarde desta terça-feira (23). A Praça João Tibúrcio, localizada no coração do Centro Histórico da capital, deixou de ser uma área degradada para se transformar em uma opção de convivência acessível, segura e acolhedora.

Com investimento total de R$ 610 mil, a área de 1.560 m² recebeu novo piso em concreto, rampas de acesso em diferentes níveis, guarda-corpo, corrimãos, rebaixamento de calçadas, sinalização tátil, playground infantil, além da instalação de novos bancos, lixeiras e recuperação das muretas das jardineiras.

O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reforçando o cuidado com a preservação e a valorização do patrimônio histórico da capital potiguar.

Presente à inauguração, o prefeito Paulinho Freire destacou a importância histórica do espaço e o longo período de abandono. “O nosso Centro Histórico merece um olhar especial, e essa é uma praça central. Por que tanto tempo de abandono? Reformamos, entregamos, e agora os moradores e comerciantes do entorno podem usufruir de um espaço de lazer onde antes só havia lixo. Que cuidem como se fosse o quintal das suas casas, porque é dinheiro público investido para o benefício de todos”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a intervenção vai além da recuperação física. “Revitalizar a Praça João Tibúrcio é resgatar um ponto de memória e convivência da Cidade Alta. A obra garante acessibilidade plena e transforma um espaço que antes tinha limitações em um local inclusivo, onde todos poderão circular, descansar e aproveitar. É um passo importante para fortalecer o Centro Histórico como espaço de cultura, encontro e vida comunitária”, ressaltou.

Naldo Alves de Oliveira, proprietário do Bar do Naldo, referência na região, agradeceu a concretização de uma reivindicação antiga. “Moro aqui há 50 anos e esse espaço nunca recebeu atenção. Só tenho a agradecer. Ver essa praça do jeito que está hoje é a realização de um sonho depois de muitos anos de luta”, disse.

Morador em frente à praça, o motorista por aplicativo Olinto Oscar relembrou a situação anterior do local. “Isso aqui era usado apenas como depósito de lixo e ponto de consumo de drogas. Agora acredito que será ocupado por famílias. Antes, muita gente precisava ir até a Praça Cívica por falta de espaço de lazer. O que era abandono agora virou convivência”, afirmou.

A iniciativa integra o conjunto de obras executadas pela Semsur em diversas regiões da cidade, que inclui a revitalização de 27 espaços públicos, sendo 20 praças em apenas um ano de gestão. Entre elas estão a Praça de Mirassol, com a Árvore de Natal e os monumentos dos Três Reis Magos; as praças do Ponto Sete (Ponta Negra); da Rua das Azaleias (Potengi); Doutor Amaro Marinho (Lagoa Nova); Santo Ambrósio Francisco Ferro (Pitimbu); Rua dos Canários (Pitimbu); São Francisco de Assis (Pitimbu); e a Praça do Cruzeiro (Redinha).

Também foram realizadas intervenções em módulos de banheiros públicos em Ponta Negra, no Mercado das Quintas e na Academia da Terceira Idade da Rua dos Canários.

Tags