Projeto do Complexo Turístico da Redinha
Praia da Redinha – Foto: Alex Régis/Redação: Secom

A Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra) inicia na próxima segunda-feira (06) a construção do novo mercado público da praia da Redinha, na região Norte da capital.

Segundo o projeto, o mercado remodelado contará com dois andares com 29 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, deck e varanda panorâmica. A obra também prevê melhorias na área que fica no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

A reforma do mercado público faz parte do projeto de reestruturação da praia da Redinha. A obra do Complexo Turístico da Redinha está dividida em cinco lotes, com orçamento de R$ 25 milhões.

Atualmente, o lote mais avançado é o que contempla a rua Maruim. Essa etapa já alcançou 80% de execução. As demais, alcançaram 50% do cronograma, em média. As obras compõem o recapeamento asfáltico da rua Maruim e requalificação viária da rua Francisco Ivo, com a criação de novos acessos ao local, abertura de nova rua ligando a ponte Nova ao mercado, além de recuperar e tornar acessível o quebra-mar da praia da Redinha, com a criação de um mirante.

“Aqui na Redinha estamos realizando uma ampla requalificação na orla, construindo novos acessos para a praia e criando um novo pólo turístico em Natal. Os serviços estão em um ritmo satisfatório. Vamos iniciar a construção do mercado público que será um dos mais bonitos do país. Tenho a plena convicção que a praia da Redinha será um dos lugares mais frequentados por natalenses e turistas depois da conclusão de todo o complexo”, asseverou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Além disso, a obra prevê a requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a reurbanização e drenagem do entorno do Mercado Público da Redinha estão inseridas no terceiro lote e o quinto lote contempla a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui ainda a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a av. João Medeiros Filho.

Jardim Brasil

A zona norte concentra diversos investimentos da Prefeitura de Natal. A gestão está realizando um amplo trabalho de drenagem e pavimentação em diversas comunidades. O Jardim Brasil é uma delas. Álvaro Dias visitou o local para acompanhar a execução dos serviços em dez ruas da região. Desse conjunto, quatro já foram concluídas e a gestão trabalha na conclusão das outras seis. Além da parte de drenagem e pavimentação, as calçadas das vias estão sendo executadas para alinhar as normas de acessibilidade vigentes. Ao todo, serão aplicados R$ 4,2 milhões na execução do projeto.

“Esse é mais um conjunto de serviços de drenagem e pavimentação que estamos executando na zona norte. Antes a população vivia em meio a lama no período chuvoso e a poeira durante a estiagem. Isso agora faz parte do passado. Reestruturamos o Jardim Brasil, concretizando um sonho de 30 anos dos moradores. A nossa administração vem tendo um olhar diferenciado pela zona norte e seguirá assim até o final”, finalizou o prefeito Álvaro Dias.

O contrato prevê a drenagem e pavimentação das seguintes ruas: Rua Francisco Teixeira; Rua Maria Paixão; Travessa Maria Paixão; Rua Efraim Veras; Rua Maria Vania Costa (Trecho entre a Rua FCº Teixeira e R. José M. Da Silva); Rua Pedro de Oliveira; Rua Paulo Dantas; Rua 20 de Novembro; Rua Francisco Bernardo da Silva; Rua Diego Góis.