Arena das Dunas
Arena das Dunas – Foto: Demis Roussos

A Prefeitura do Natal informou nesta terça-feira (1º) que é favorável a receber a Copa América na capital potiguar, desde que não envolva recursos públicos e desde que sejam cumpridos todos os protocolos de segurança sanitária previstos nos decretos para esse tipo de evento.

A declaração da prefeitura da capital ocorre após a Conmebol anunciar nesta segunda-feira (31) que a Copa América deve acontecer Brasil — após a desistência dos então países-sede: Argentina e Colômbia. A Arena das Dunas, em Natal, palco de quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, é cogitada para ser sede do maior torneio de seleções da América do Sul. 

No entanto, o Governo do Estado já se posicionou contra o evento no estádio potiguar. A governadora Fátima Bezerra disse que o Rio Grande do Norte não tem “segurança epidemiológica” para sediar jogos da Copa América.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) condenou as críticas feitas à realização da Copa América no Brasil, confirmando o “sinal verde” para que o país receba o evento esportivo, previsto para começar no próximo dia 13. Ele ainda ressaltou a intenção de sediar o evento continental.

“Deixo bem claro: no que depender do governo federal, será realizada a Copa América no Brasil. Desde o começo venho dizendo: lamento as mortes, mas temos que viver. Se é para todo mundo ficar em casa, vamos determinar que o homem do campo fique em casa também. Quero ver do que a cidade vai sobreviver. Considero, da parte do governo federal, assunto encerrado”, finalizou o presidente.