Atendimento no Centro Covid
Prefeitura diminui horário de atendimento nos Centros Covid em Natal – Foto: Divulgação/SMS

A partir da próxima terça-feira, dia 1º de Junho, os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal passarão a funcionar em novo horário, das 8h às 14h, de segunda a sexta. A decisão de diminuir o horário de atendimento ao público foi tomada pela Secretaria de Saúde de Natal (SMS Natal). A pasta justifica a medida dizendo que 80% dos atendimentos se concentram no turno da manhã.

Estamos há mais de um ano enfrentando à pandemia, e desde o início colocamos à disposição da população as UBS com Sala de Priorização de Atendimento (SPA) e 10 UBS com funcionamento em horário estendido, funcionando até 19h, todas com médicos capacitados para o atendimento de casos de Covid-19. Porém, no horário da tarde, há pouca procura, com o novo horário dos Centros esperemos que a população comece a usufruir dos serviços ofertados nas UBS”, esclarece George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Falta de médicos

As pessoas que buscam os Centros Covid em Natal já estão enfrentando problemas para conseguir atendimento há alguns dias. O problema acontece devido a falta de médicos em algumas unidades, o que deixou provocou muita fila e pouco atendimento. Oficialmente, os Centros funcionavam com três profissionais médicos em cada turno, no entanto, usuários relatam que em algumas oportunidades havia apenas um médico e outras vezes nenhum médico estava à disposição.

A SMS atribuiu a responsabilidade pela falta de médicos à Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN), que por sua vez respondeu dizendo que o problema é causado por um déficit de profissionais, o que impede o cumprimento da escala, visto que alguns dos profissionais precisam priorizar as portas de Upas, assim como Hospitais e escalas médicas de UTIs.

Onde buscar atendimento

A SMS Natal reforça que, no turno vespertino, após às 14h, horário que se encerra o funcionamento dos Centros Covid, quem precisar de atendimento deve procurar uma das 10 UBS com horário exclusivo para Covid, listadas a seguir.

Distrito Sanitário Norte I (segunda a sexta-feira)
UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N – 7h às 16h
UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul – 7h às 19h.

Distrito Sanitário Norte II (segunda a sexta-feira)
UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi – 7h às 19h.
UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação – 7h às 19h.

Distrito Sanitário Leste (segunda a sexta-feira)
UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol – 13 às 20h.
UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio – 16h às 19h.

Distrito Sanitário Oeste 
UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, S/N – 8h às 19h (segunda, quarta e sexta-feira)
UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1 – 8h às 20h (segunda a sexta-feira).

Distrito Sanitário Sul (segunda a sexta-feira)
UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira – 8h às 20h.
UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto – 7h às 19h.