Prefeitura do Natal - Foto: Arquivo/NOVO Notícias
O prefeito de Natal, Paulo Eduardo da Costa Freire (União), instituiu Grupo de Trabalho para analisar a viabilidade de implantar um Centro Administrativo Municipal no bairro da Ribeira, na Zona Leste da capital.
A medida foi oficializada por meio da Portaria Nº 007/2026-GP, assinada em 28 de janeiro de 2026. O objetivo principal é realizar um estudo técnico sobre a adoção do modelo Build-to-Suit (construído para servir).
Segundo a portaria, a iniciativa considera a necessidade de racionalizar os custos de ocupação predial e fortalecer a eficiência administrativa. O grupo deverá comparar a vantajosidade do modelo BTS com outras soluções, como a manutenção do cenário atual, compra de imóveis, obra própria, retrofit ou locações convencionais. O diagnóstico incluirá um inventário dos imóveis utilizados atualmente e a consolidação do Custo Total de Ocupação.

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). O grupo será composto por representantes de diversos órgãos, incluindo as secretarias de Finanças, Administração, Urbanismo e a Procuradoria Geral do Município. A equipe definirá o programa preliminar de necessidades, abrangendo fluxos, acessibilidade e segurança.
O estudo também avaliará os impactos urbanísticos e de mobilidade na Ribeira, sugerindo diretrizes para a integração com o território. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 30 dias, contados a partir da reunião inicial. Após esse período, o grupo terá mais oito dias para apresentar o Relatório Técnico conclusivo ao Gabinete do Prefeito.
Mudança foi discutida em 2023
Em 2023, o então prefeito da capital, Álvaro Dias, chegou a anunciar que o gabinete do executivo municipal seria transferido do bairro da Cidade Alta para a Ribeira. A iniciativa tinha omo objetivo revitalizar a histórica região da cidade.
À época, Álvaro Dias solicitou à Administração a realização de um estudo para realocar órgãos e secretarias para o bairro. A medida integrava plano estratégico para promover a ocupação do local. “Depois de muito pensar sobre como iniciar a requalificação da Ribeira, solicitei à Administração estudo para deslocar órgãos e secretarias para o bairro”, afirmou Dias.
A expectativa era que o antigo prédio do Ministério da Fazenda, na Avenida Duque de Caxias, fosse adaptado para receber a sede do Executivo municipal. O local abrigaria o Gabinete do Prefeito e as secretarias de Comunicação, Turismo e a pasta de Parcerias Público-Privadas. No entanto, o projeto não obteve êxito.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias