Prefeitura de Natal - Foto: Secom Natal
O novo modelo de transporte para os servidores foi instituído pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire, através do Decreto Nº 13.347, publicado no Diário Oficial do Município
Publicado 15 de abril de 2025 às 10:17
A Prefeitura do Natal afirma que vai economizar R$ 1,5 milhão com a adoção do transporte institucional através da utilização de veículos por aplicativos, garantindo o transporte oficial dos servidores em atividades administrativas.
O novo modelo de transporte para os servidores foi instituído pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire, através do Decreto Nº 13.347, publicado no Diário Oficial do Município. O Decreto institui as regras para a mudança da atual estrutura de veículos locados e motoristas terceirizados por serviços sob demanda via aplicativos.
O objetivo da Prefeitura é reduzir os custos com locação de automóveis e contratação de motoristas, promovendo eficiência nos gastos, modernização e digitalização nos processos públicos. “Nosso levantamento revelou que teremos uma economia de mais de R$1,5 milhão por mês. Para se ter ideia o valor seria suficiente para construir uma Unidade Básica de Saúde por mês”, exemplificou o secretário de Administração de Natal, Brenno Queiroga.
A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) realizou um estudo técnico detalhado sobre a frota, os contratos vigentes e o custo médio da operação durante os três primeiros meses de gestão. Esse tempo foi essencial para assegurar que a mudança de modelo no transporte dos servidores seja tecnicamente viável, fundamentada e compatível com a realidade do Município. “Além da economia, estaremos permitindo o aumento da eficiência e transparência do serviço, com redução real do custo do KM de R$11,30/km para menos de R$3,00/km, com o controle total de todas as viagens”, explicou Queiroga
Com o Decreto, haverá a substituição progressiva do modelo atual por transporte sob demanda, via aplicativos, com credenciamento público de operadoras que já atuam com tecnologia consolidada e estrutura corporativa pronta para atendimento institucional. O modelo segue experiências já implementadas com êxito por órgãos públicos como: Governo Federal (TáxiGov), Prefeitura de São Paulo, Banco do Estado do Pará (Banpará). “Esses casos comprovaram economias de até 70% por km rodado e melhoria substancial na rastreabilidade e controle da mobilidade administrativa”, explicou o secretário da SEMAD.
O modelo escolhido ainda preserva contratos vigentes, permite transição gradual e veda a substituição de veículos operacionais essenciais (ambulâncias, viaturas, motos, fiscalização e veículos da Guarda Municipal) e também estabelece um teto de R$ 3,00/km médio mensal, reajuste automático pelo preço da gasolina ANP e a vedação à criação de regras específicas para o Município.
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