Iracy Azevedo explica mudanças nos polos do São João de Natal - Foto: Jaqueilton Gomes/NOVO Notícias

Entretenimento

Público maior Prefeitura anuncia mudanças no São João de Natal nos polos Oeste e Norte

No polo zona Norte, os shows passaram do ginásio Nélio Dias para a Avenida da Alegria, na Redinha; já na zona Oeste, os shows saem do bairro Nazaré e vão para a Cidade da Esperança, na avenida Rio Grande do Sul

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de junho de 2025 às 19:13

A Prefeitura Municipal de Natal anunciou uma série de mudanças na logística dos eventos do São João de Natal, incluindo o local onde serão realizados os shows dos polos da zona Oeste e da zona Norte.

As alterações ocorrem pelo aumento da expectativa de público, especialmente pelos resultados alcançados com os dois primeiros finais de semana de evento, que foram realizados na Arena das Dunas, onde passaram mais de 600 mil pessoas de acordo com a organização.

No polo da zona Norte, onde os shows seriam realizado no largo do ginásio Nélio Dias, a organização levará o evento para a chama Avenida da Alegria, no bairro da Redinha, mesmo local onde aconteceu a abertura dos festejos juninos, no dia 31 de maio.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, o local pensado inicialmente teria capacidade de receber, no máximo, 30 mil pessoas. Já o novo ponto comporta com tranquilidade o público esperado que deve ser entre 60 e 80 mil pessoas. Ela destaca que se for necessário ampliar, ainda existe a possibilidade do local atual receber um público maior.

“O encerramento do São João seria no Nélio Dias, entretanto, a capacidade do local não permite ampliação. As atrações de lá, com Léo Santana e Henry Freitas, são atrações que levam uma população que deve ser acima de 30 mil pessoas. E apesar de um espaço totalmente aparelhado e estruturado, a capacidade do Nélio Dias não pode ser alterada como aconteceu na Arena das Dunas”, explicou Iracy Azevedo, justificando a mudança de local dos shows na zona Norte.

A secretária destacou ainda que todas as ativações que estavam previstas para o ginásio Nélio Dias serão mantidas no novo local – Avenida da Alegria.

“Palco, camarote, praça de alimentação, ações de patrocinadores, tudo será mantido. Se mantém também a estrutura de transporte como aconteceu no polo Arena das Dunas. A parte de montagem da estrutura na Avenida da Alegria para o encerramento do São João de Natal já começa hoje à noite”.

Apesar de atividades anteriores realizadas na Avenida da Alegria terem sido em formato de trio, os shows dessa vez serão em palco fixo, mantendo uma estrutura semelhante a que foi montada na Arena das Dunas.

A programação na zona Norte é a seguinte:

  • Sexta-feira (27): Henry Freita, Grafith e Kadu Martins;
  • Sábado (28): Léo Santana e Raynel Guedes;
  • Domingo (29): Seu Desejo, Circuito Musical, Pagode do Coxa e Kelvy Pablo.

Transporte público

A secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Jódia Melo, adiantou informações sobre o transporte público onde serão realizados os shows.

“Na zona Norte nós já tivemos a experiência do dia 31 de maio, na abertura com Bell (Marques), que trouxe um grande público. Repetindo isso nós já temos mapeados os pontos de táxi, de transporte por aplicativo, a realocação do terminal de ônibus, que ficará na rotatória, próximo ao viaduto, onde uma estrutura será montada”, explica Jódia Melo.

A gestora aproveitou também para adiantar a possibilidade de intervenções no trânsito na região.

“Tal como foi no segundo fim de semana na Arena das Dunas, onde projetamos uma quantidade de ônibus para garantir o retorno das pessoas que estavam na festa, ao término dos shows nós também teremos essa operação na Redinha, com a possibilidade de criação de algumas linhas que façam internamente o trajeto dentro da zona Norte”, destaca Melo.

Trânsito

Outro ponto importante destacado pela secretária da STTU foi com relação ao trânsito na região.

“A partir desta semana já inicia a montagem da estrutura, próximo à rotatória, próximo ao Mercado, e sendo assim o trânsito fluirá parcialmente. Os ônibus continuarão retornando lá do terminal, porém, nos dias do evento estará fechada toda a Avenida da Alegria, e aí o acesso será pela avenida João Medeiros Filho, seguindo no sentido do Cajú, onde antigamente chegava ao Mercado da Redinha”, diz Jódia Melo.

Ela pontua também que outras intervenções podem ser feitas, a depender da necessidade. “Possivelmente, se precisarmos fazer outras intervenções, tal como foi na Arena das Dunas, para garantir a segurança dos pedestres, também serão feitas à medida que a STTU avaliar essa necessidade”.

Mudança no polo da zona Oeste

Já no polo da zona Oeste, as atividades que estavam previstas para acontecer rua Hidrógrafo Vital de Oliveira, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, serão realizadas no bairro Cidade da Esperança, na avenida Rio Grande do Sul, no trecho entre a avenida Paraíba e a rua Luís Gomes.

Os shows por lá já começam nesta quinta-feira (19) e a programação se estende até o domingo (22). A mudança impacta principalmente na capacidade do local, que inicialmente seria de 8 mil pessoas e agora dobra, passando para 16 mil no ponto atual.

A programação é a seguinte

  • Quinta-feira (19): Cavaleiros do Forró e Eliane;
  • Sexta-feira (20): Giulian Monte e Samia Maia;
  • Sábado (21): Edyr Vaqueiro, Amanda e Ruama
  • Domingo (22): Thiago Freitas, Circuito Musical e Raynel Guedes.

Tags