Secretaria Municipal de Tributação - Foto: Joana Lima/Arquivo

Dinheiro Prefeitura alerta contribuintes para manterem parcelamentos de débitos tributários em dia

Após a adesão de mais de 20 mil contribuintes ao REFIS, secretaria alerta que atraso de 90 dias pode cancelar o acordo e retomar cobranças judiciais

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de agosto de 2025 às 12:22

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), está alertando os contribuintes sobre a importância de manter em dia os parcelamentos de débitos tributários. O aviso abrange acordos do REFIS, do IPTU 2025 e de anos anteriores que ainda estão ativos. O vencimento das parcelas ocorre sempre no dia 20 de cada mês.

Em caso de atraso, o contribuinte fica sujeito à cobrança de multa e juros. Além disso, após 90 dias sem pagamento, o acordo pode ser cancelado, resultando na perda dos descontos concedidos e na retomada de cobranças administrativas e judiciais, que podem levar à penhora de bens e leilões.

Este ano, mais de 20 mil contribuintes aderiram ao REFIS. Segundo o secretário de Finanças, Marcelo Oliveira, “mais importante do que negociar é manter os pagamentos em dia”. Ele informou que, nesta semana, cerca de 7.700 contribuintes com parcelamentos em atraso estão sendo notificados por e-mail para regularizar a situação.

Para facilitar a quitação, a Sefin oferece diversas formas de pagamento. Os boletos podem ser pagos via PIX, e a emissão ou reemissão de carnês, inclusive os vencidos, pode ser feita pelo WhatsApp (84) 98786-1990 ou pelo Portal Directa. Correntistas do Banco do Brasil podem consultar e pagar os débitos diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento.