O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), manifestou-se publicamente nesta terça-feira (27) após ser alvo de um mandado de busca e apreensão da Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF)
O gestor teve equipamentos apreendidos em investigação sobre medicamentos. Ele afirmou estar tranquilo e sugeriu motivação política na ação realizada em ano de disputa estadual
Publicado 27 de janeiro de 2026 às 10:53
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), manifestou-se publicamente nesta terça-feira (27) após ser alvo de um mandado de busca e apreensão da Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF). A operação integra uma investigação iniciada em 2023 sobre o fornecimento de medicamentos na cidade. Agentes levaram o celular, um notebook e dois HDs pessoais do gestor.
A Operação Mederi investiga ação de um grupo focado no desvio de recursos públicos e fraudes no fornecimento de medicamentos a municípios do Rio Grande do Norte. Auditoria realizada pela CGU em contrato sob suspeita identificou, dentre outros indícios de irregularidades, medicamentos pagos e não entregues.
“Não tenho compromisso com o erro. Acredito na justiça e, por ela, lutarei todos os dias da minha vida. Hoje pela manhã, 27 de janeiro de 2026, agentes da Polícia Federal estiveram na minha casa. Fiz questão de recebê-los com muita cordialidade, como merecem, e apresentei todos os ambientes da residência. Ao final, foram levados o meu celular, o meu notebook e dois HDs pessoais, onde guardo recordações e memórias de toda a minha vida”, disse Bezerra, em vídeo publicado nas redes sociais.
Estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, além da adoção de medidas cautelares e patrimoniais. A ação mobilizou 163 policiais federais e cinco auditores da CGU.
Em vídeo, Allyson afirmou ter recebido a equipe com cordialidade e colaborado com as buscas. Ele declarou estar em paz e confiante na justiça. O prefeito defendeu sua gestão, citando um decreto de 2023 que obrigou o registro de medicamentos no sistema “Hórus” do Governo Federal para garantir transparência.
“O Hórus é um sistema de transparência do Governo Federal. Na época, a medida foi vista como burocracia, mas hoje a vejo como uma solução de transparência que demos à gestão”, detalhou.
Bezerra sugeriu um viés político na ação, ressaltando que ela ocorre no início de 2026, ano em que seu nome lidera pesquisas para o Governo do Estado. “Enfrentarei isso com coragem e integridade”, disse o prefeito, comprometendo-se a apresentar todos os documentos solicitados.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias