O América relacionou o lateral-direito Elias de forma irregular - Foto: Edmário Oliveira/AFC
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) publicou, nesta sexta-feira (30), a perda de pontos do América e do Potyguar Seridoense. A punição ocorre devido à escalação irregular de jogadores no Campeonato Potiguar deste ano.
Com a aplicação das penas, o América perdeu 18 pontos e caiu para a vice-lanterna da competição. O Potyguar Seridoense, por sua vez, sofreu a retirada de 15 pontos na tabela de classificação.
A Resolução Nº 003/2026 determina aponta que as equipes utilizaram atletas com contratos amadores, mesmo eles já tendo completado 20 anos de idade. O regulamento específico da competição veda a participação de atletas não profissionais a partir dessa faixa etária.
As irregularidades envolvem o jogador Elias, do América, e os atletas Fabrício e Toró, do Potyguar Seridoense. A medida administrativa baseia-se no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A decisão foi motivada por uma notícia de infração assinada por seis clubes rivais, incluindo ABC, Globo e Santa Cruz de Natal. A FNF encaminhou o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RN) para as providências cabíveis na esfera judicial.
América de Natal nega fraude e diz que caso é ‘discussão interpretativa’.
O América de Natal divulgou um comunicado oficial rebatendo as notícias sobre a suposta utilização de atleta irregular no Campeonato Potiguar 2026. A nota afirma que “inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário”.
O clube classificou a situação como uma “discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares”. O Departamento Jurídico já está adotando as medidas necessárias para esclarecer os fatos junto aos órgãos competentes e à Justiça Desportiva.
A direção reforçou a confiança na reversão do quadro e convocou a torcida para apoiar a equipe na busca pelo tetracampeonato estadual. “Dentro de campo nossos atletas seguirão dando o máximo para conquistar as vitórias necessárias”, diz o texto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias