Morre ex-governador Lavoisier Maia (Foto: Reprodução)

Diversos políticos potiguares expressaram pesar pela morte do ex-governador Lavoisier Maia, ocorrida na manhã desta segunda-feira (11). Através de suas redes sociais, demonstraram respeito e admiração por Lavô, como era chamado por muitos. Independente de partido ou corrente política, todos se uniram nas homenagens.

A governadora Fátima Bezerra prestou solidariedade a toda família do ex-governador, em especial à deputada Márcia Maia, filha de Lavoisier, diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN). “Médico, ex-governador, senador, deputado federal e estadual, Lavô dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e ao Rio Grande do Norte. Que Deus conforte sua companheira Teresinha Maia, seus filhos, netos, bisnetos, demais familiares e amigos. Que Lavô descanse em paz”, postou Fátima.

Políticos mais antigos que dividiram o mesmo palanque ou que se opuseram nas urnas também comentaram o falecimento do ex-governador. Um deles foi José Agripino, seu primo, que postou um vídeo nas redes sociais. “Triste a notícia a de hoje, a do falecimento do meu querido ex-governador Lavoisier Maia. O homem a quem eu sucedi como governador em 1983. E sempre me orgulhei de dizer que comecei a governar no dia seguinte, porque tinha recebido o governo de um homem sério, competente; um homem que modificou a saúde do Estado; um homem que trabalhou pelo turismo do Estado, pelos transportes do Estado, pelo homem do campo do Estado. Um homem a quem o Rio Grande do Norte deve muito. Ele que veio da Paraíba e transformou-se em um potiguar de coração. Lavoisier deixa um legado de probidade. Ele que foi governador nomeado, mas foi eleito senador, deputado federal, deputado estadual, e honrou todos os mandatos por onde passou”, comentou o ex-senador, prestando solidariedade aos filhos de Lavô.

“O Rio Grande do Norte recebe com tristeza a notícia sobre a morte do seu ex-governador, Lavoisier Maia. Deixa um legado de muito trabalho pelos potiguares. Um homem público muito generoso que trabalhou pelos mais pobres. Com algumas divergências políticas que foram superadas, tive a honra de ser senador ao lado de Lavô. Aos familiares e amigos, registro as minhas sinceras condolências. Que Deus abençoe a todos nesse momento de dor e despedida”, escreveu Garibaldi Alves.

Já Henrique Alves comentou: “Resistiu o que pode nas últimas semanas. Político atuante pelo RN, fomos colegas na Câmara por seus dois mandatos. Nas lutas, juntos e separados, mas sempre relação respeitosa! Nossos sentimentos à esposa Terezinha, filhos e tantos amigos. Descanse em paz!”

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira também manifestou seu sentimento pela morte de Lavoisier. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-deputado estadual Lavoisier Maia. Um dos maiores líderes políticos da história do RN, Lavô deixa uma imensa lacuna. Minha solidariedade aos amigos e familiares.”

O ministro das Comunicações, Fábio Faria lamentou iniciar a semana com a triste notícia do falecimento de Lavoisier Maia. “Um grande líder político da história do RN. Toda minha solidariedade à família de Lavô.”

O Senador Jean destacou as qualidades e atributos do ex-governador do RN, entre médico, professor, gestor, deputado, governador e senador. “Foi uma grande figura do Rio Grande do Norte. Lavô parte hoje, mas fica para sempre na história política do nosso estado. Meus sentimentos a toda essa família que quero tanto bem.”

O deputado federal Rafael Mota demonstrou profundo pesar pela notícia do falecimento de Lavô, aos 93 anos de idade. “Lavosier se eterniza como uma grande referência na política do Rio Grande do Norte. Médico, professor e ex-senador, Lavosier foi eleito deputado federal e estadual pelo PSB no início dos anos 2000. Neste momento de dor e tristeza, manifesto imensa consternação e solidariedade à família e amigos.”

A deputada Márcia Maia, filha de Lavoisier e Wilma de Faria, postou no último sábado (9) uma homenagem ao pai nas redes sociais, pelo aniversário dele. “E hoje é oficialmente o dia do seu aniversário. Nasceu no dia 1º mas foi registrado no dia 09 de outubro. 93 anos! De uma vida dedicada à família, ao trabalho, ao povo do seu estado. E apesar da impossibilidade de comemorarmos hoje por causa da sua saúde frágil, quero deixar aqui o registro do meu amor, da minha admiração e principalmente da minha gratidão a Deus por ser sua filha! Que Deus esteja sempre presente na sua vida Papai!! Saúde e muitas bençãos é o que desejo a você hoje e sempre!! Te amo infinito!!”