Equipes do DOT, GOE e GPOC reforçam rondas e barreiras externas para proteger servidores, internos e a população durante as festas de fim de ano. | Foto: Divulgação/SEAP-RN

Cotidiano

Segurança Pública Polícia Penal do RN intensifica operação em todos os presídios para blindar fim de ano

Operação Final de Ano intensifica patrulhamento interno e externo em todas as 17 unidades prisionais do Rio Grande do Norte, com foco na prevenção de crimes e garantia da ordem

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de dezembro de 2025 às 10:54

A Polícia Penal do RN aumentou o nível de vigilância em todas as unidades prisionais do Estado nesta quarta-feira (31), dentro da Operação Final de Ano. O reforço abrange patrulhamento interno e externo, visando garantir a ordem, prevenir ocorrências e proteger servidores, internos e a população durante as festas de fim de ano.

Coordenada pelo Departamento de Operações Táticas (DOT), a ação conta com a participação de grupos especializados: GOE (Grupo de Operações Especiais), GPOC (Grupo Penitenciário de Operações com Cães) e GEP (Grupo de Escolta Penal). As equipes atuam de forma estratégica, realizando rondas contínuas, montando pontos de observação e promovendo abordagens preventivas nos perímetros externos das unidades.

Segundo o diretor do DOT, Paulo Roberto, o reforço do patrulhamento complementa as revistas estruturais e minuciosas realizadas dentro de celas e pavilhões. “Essas ações fazem parte do planejamento operacional da SEAP para este período e são executadas por todo o efetivo de plantão”, explicou.

O conjunto de medidas adotadas integra o esforço para controlar o ambiente interno das prisões, impedir a entrada de materiais proibidos e aumentar a sensação de segurança dentro e fora dos presídios. Desde novembro, a operação segue com ações contínuas, seguindo o calendário estratégico da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP).

Com a aproximação das comemorações de fim de ano, a Polícia Penal reforça que a prioridade é manter a disciplina e reduzir riscos, garantindo que o sistema prisional do Rio Grande do Norte funcione de forma segura e organizada.

Tags