Grupo cobrava dívidas em dólar e usava rotas pela América Central e México para levar brasileiros ilegalmente aos EUA. | Foto: Divulgação

Cotidiano

Tráfico Polícia Federal desarticula quadrilha que enviou 220 brasileiros ilegalmente para os EUA

Operação bloqueia R$ 23,7 milhões e investiga esquema de migração clandestina com ameaças a familiares e pagamentos em dólar

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de dezembro de 2025 às 11:05

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (5), a Operação Alpha, que desmantelou uma quadrilha responsável por enviar 220 brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos. A ação ocorreu em Governador Valadares (MG), Itanhomi (MG) e São Paulo (SP), com uma prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 23,7 milhões, valor estimado como lucro do grupo.

Segundo a PF, o esquema envolvia rotas pela América Central e México, antes da travessia clandestina para os EUA. No México, os migrantes eram entregues a intermediários conhecidos como “coiotes”, que concluíam a entrada ilegal no país norte-americano.

No Brasil, os criminosos ameaçavam familiares das vítimas para garantir o pagamento integral das dívidas, geralmente cobradas em dólar. O dinheiro era movimentado por contas de terceiros, dificultando o rastreamento.

Do lado americano, o grupo contava com uma rede de apoio que recebia os migrantes, organizava deslocamentos e fazia pagamentos aos coiotes, mostrando a dimensão transnacional da operação.

A investigação aponta que diversos operadores financeiros e logísticos estavam envolvidos. Os suspeitos podem responder por migração ilegal, ameaça e lavagem de dinheiro, com penas que somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Tags