Uma mortandade de peixes foi registrada em afluentes da barragem de Poço Branco, o quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte - Foto: Reprodução

Cotidiano

Ambiente Polícia Civil investiga morte de peixes na barragem de Poço Branco

Pescadores atribuem o problema à pulverização com drones em fazenda próxima à barragem; Idema e Polícia Civil apuram o caso no município

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de julho de 2025 às 11:09

A Polícia Civil investiga o surgimento de peixes mortos em afluentes da barragem de Poço Branco, o quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte. A mortandade tem preocupado pescadores da região que dependem da pesca como fonte de renda.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) também recebeu denúncias sobre o caso e já iniciaram uma apuração sobre a morte de peixes no local. A Polícia Civil informou que equipes já se deslocaram até a propriedade às margens da barragem para investigar o caso.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores do município, a suspeita é que a causa seja a pulverização com drones em uma fazenda próxima.

Os pescadores da região relatam que as últimas imagens, que mostram peixes mortos e um drone circulando na região, foram registradas por um pescador local há poucos dias. A principal reivindicação da entidade é de que seja feita uma análise da qualidade da água da barragem, devido à suspeita de contaminação por agrotóxicos.

Além dos impactos à fauna e à flora, há o temor de consequências econômicas. Atualmente, o município conta com 160 pescadores cadastrados e mais de 300 não cadastrados que dependem da barragem.

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Poço Branco fará uma vistoria no local nesta quinta-feira (10) uma vistoria no local, junto ao com representantes do Idema.

Tags