Polícia Civil - Foto: Polícia Civil

Cotidiano

Operação Polícia Civil desarticula esquema de fraude e lavagem de dinheiro de R$ 150 milhões no RN

Ao todo, 53 mandados de busca e apreensão foram cumpridos; Justiça determinou sigilo sobre as investigações, impedindo divulgação de detalhes pela polícia

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de junho de 2025 às 10:38

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (25) em Natal e outras seis cidades potiguares mira empresários, contadores e influenciadores digitais. De acordo com a Polícia Civil, eles são suspeitos de fraude bancária, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e adulteração de veículos no estado. A ação, denominada ‘Amicis’, cumpriu 53 mandados de busca e apreensão e resultou no bloqueio de mais de R$ 150 milhões.

Os mandados judiciais foram cumpridos em condomínios, empresas, escritórios de contabilidade, estabelecimentos comerciais e até em um clube de futebol. Um dos mandados foi cumprido em uma loja de suplementos localizada dentro de uma academia no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. A academia informou que os alvos eram um lojista e um personal trainer externo, sem vínculo direto com o estabelecimento.

A investigação apontou que alguns dos alvos atuam como influenciadores digitais. Eles seriam utilizados como “laranjas” para a ocultação de patrimônio e movimentação de recursos ilícitos. A Justiça também autorizou a imposição de 204 medidas cautelares, incluindo a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica por cinco investigados. Quase 200 policiais civis participaram da ação, com apoio do Gaeco, da Polícia Militar e de outros órgãos.

Justiça impede divulgação

Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou que não poderá divulgar detalhes nem conceder entrevistas sobre a operação. A restrição é resultado de uma decisão judicial da 11ª Vara Criminal de Natal.

“A decisão judicial vai de encontro ao interesse público e à transparência que sempre pautaram a atuação policial, especialmente em ações de grande vulto e impacto social, como a operação em curso”, afirmou a corporação no comunicado. “Acreditamos na importância da comunicação clara, responsável e acessível sobre suas ações, sobretudo quando envolvem o combate a crimes complexos e de alta repercussão”, completou a nota.

Segundo a Polícia Civil, o nome da operação, ‘Amicis’, tem origem no latim e significa “amigos”. A escolha faz referência ao vínculo de confiança e proximidade que existia entre os integrantes da organização criminosa investigada. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

Tags