A Polícia Militar do Rio Grande do Norte não vai reforçar a segurança no local de votação do candidato a deputado estadual Wendell Lagartixa (PL), que é policial militar reformado, mesmo após o atentado a tiros sofrido pelo candidato na última quarta-feira (29), em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal.

Durante ato de campanha em Ceará-Mirim, Wendel Fagner Cortez De Almeida, mais conhecido como Wendell Lagartixa (PL), que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa, e o candidato a deputado federal Sargento Gonçalves (PL) foram alvos de atentado. Segundo informações da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), quatro elementos em um veículo prata, chegaram disparando contra um dos candidatos, houve confronto e um dos atiradores foi baleado e morreu ainda no local.

Apesar do incidente em Ceará-Mirim, a PM potiguar não vai aumentar o número de agentes de segurança nos arredores do local de votação do candidato. Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, o efetivo disponível para a eleição deste ano — estimado em 8 mil policiais militares — terá o papel de garantir a segurança de todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Norte. “Todos os candidatos são iguais; todos os cidadãos são iguais. A PM vai proteger a todos, sejam policiais ou não”, explicou Alarico, durante entrevista à Jovem Pan News Natal.

Segurança no dia das eleições

Vale lembrar que, em 2022, o Rio Grande do Norte não terá o reforço na segurança com as Forças Armadas por decisão da Justiça Eleitoral. Na guarda das urnas eletrônicas e locais de votação, também atuarão cerca de 160 bombeiros militares e 1.520 guardas municipais.

A Polícia Civil estará presente, com pleno funcionamento de quatro delegacias de plantão na capital potiguar, sendo duas exclusivas para crimes eleitorais (Zonas Norte e Sul), mais 10 delegacias regionais no interior do estado (São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz, João Câmara), e outras 17 delegacias municipais (Lajes, Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Assu, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Apodi, São Miguel, Pendências, Canguaretama, Goianinha, Santo Antônio, Tangará e Touros).

A Operação Eleições 2022 será realizada de forma integrada com os municípios, mediante trabalho operacional das 39 guardas municipais existentes no Rio Grande do Norte, e com instituições federais, por meio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Em Natal, a SESED irá ativar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) durante todo o final de semana, para acompanhar, em tempo real, o deslocamento dos efetivos policiais e urnas eleitorais no sábado (1°), e todo o movimento eleitoral no domingo (2).