Ônibus intermunicipais
O botão do pânico em ônibus intermunicipais seria acionado pelo motorista do veículo – Foto: Divulgação

Um projeto de lei de autoria do deputado Subtenente Eliabe e que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN) pretende criar uma ferramenta que pode oferecer mais segurança para os usuários de ônibus intermunicipais no RN, que seria um botão de pânico, uma espécie de alarme que pode ser acionado em casos de emergência. O PL foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ) em reunião realizada nesta terça-feira (27).

De acordo com o texto do projeto, o dispositivo de segurança poderá ser acionado pelo motorista do transporte intermunicipal em caso de emergência. Através de sistema de GPS, a localização exata do veículo será fornecida para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte atuar de forma imediata.

O deputado Subtenente Eliabe afirma que a iniciativa busca aumentar a segurança para os usuários e profissionais do transporte público. “A violência nesses espaços tem comprometido a eficiência no sistema de transporte público do nosso Estado. O ‘botão do pânico’ traz mais segurança para os potiguares que precisam fazer trajetos entre municípios“, justifica o parlamentar.

Com a aprovação na CCJ, o projeto passa pelas Comissões de Finanças e Administração, para então ser votado no plenário pelos demais deputados.