Antonio Carlos Rodrigues.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) foi expulso do Partido Liberal nesta quarta-feira (31), poucas horas após a publicação de uma entrevista em que defendeu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi motivada pelas críticas do parlamentar às sanções impostas a Moraes pelo governo de Donald Trump.
Em entrevista ao site Metrópoles, Rodrigues classificou a medida americana como um “absurdo” e declarou que Trump “tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo”. Ele também elogiou o ministro, a quem chamou de “um dos maiores juristas do país, extremamente competente”.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em nota que a expulsão atendeu a uma demanda dos parlamentares do partido. “A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho”, declarou.
Valdemar Costa Neto também criticou a postura do deputado, afirmando que “o que precisamos é de diplomacia e de diálogo, não de populismo barato”.
O PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é adversário político de Alexandre de Moraes. A legenda tem se posicionado de forma crítica ao ministro e apoiado ações internacionais contra ele. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, articula desde março a implementação de instrumentos de pressão contra autoridades judiciais brasileiras e reivindicou o mérito pela sanção a Moraes.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias