Polícia Federal investiga suposta divulgação antecipada de questões do Enem 2025. | Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, neste domingo (23) a Operação Profeta no Ceará para investigar uma possível fraude no Enem 2025. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido após suspeitas de vazamento de questões do exame antes do segundo dia de provas.
A ação da PF foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC), com base em relatos encontrados na internet e identificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A suspeita é de que questões semelhantes às do exame tenham sido divulgadas antecipadamente.
No dia 16 de novembro, cerca de 3,36 milhões de candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha: 45 de ciências da natureza (biologia, química e física) e 45 de matemática.
Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é apurar responsabilidades, identificar os responsáveis pela divulgação indevida e esclarecer possíveis ilícitos, além de investigar conexões com outros crimes. A PF destacou que trabalha para garantir a integridade dos exames e combater fraudes.
Por precaução, o Inep anulou três questões do Enem 2025 e antecipou em um dia a divulgação do gabarito oficial do último dia de provas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as informações indicam que uma pessoa que participou do pré-teste do Enem teria transmitido as questões ao vivo pela internet dias antes da prova.
O pré-teste é uma aplicação experimental e sigilosa de novas questões, feita apenas a uma amostra de estudantes. As questões só entram no Banco Nacional de Itens (BNI) se forem aprovadas nos critérios estabelecidos pelo Inep.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias