Alessandro Candeas, ex-embaixador do Brasil na Palestina - Foto: Divulgação
A obra reúne trechos de telegramas enviados ao Itamaraty e traz revelações inéditas, como um episódio de hostilidade sofrido pelo diplomata por parte de soldados israelenses
Publicado 7 de novembro de 2025 às 19:00
O ex-embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, lançará seu livro de memórias “Peregrinação e guerra – Anotações de um diplomata na Terra Santa” na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), no dia 18 de novembro, às 17h, em Natal.
Publicado pela editora Contracorrente, o livro relata o período de 2020 a 2024 à frente da missão brasileira em Ramallah, incluindo o resgate de brasileiros em Gaza durante a escalada do conflito entre Israel e Hamas.
A obra reúne trechos de telegramas enviados ao Itamaraty e traz revelações inéditas, como um episódio de hostilidade sofrido pelo diplomata por parte de soldados israelenses e alertas de foguetes recebidos por ele enquanto assistia a um filme com a família.
Nascido no Recife, Candeas é atualmente Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa e possui uma trajetória extensa na diplomacia e na academia. Doutor em socioeconomia do desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, atuou também na Missão do Brasil junto à UNESCO, na capital francesa, e nas Embaixadas em Buenos Aires e Bogotá.
Professor e examinador do Instituto Rio Branco, ele é autor de livros e artigos sobre relações internacionais, defesa, inteligência artificial, cultura, desenvolvimento e questões do trópico.
O lançamento será realizado no IHGRN, a mais antiga instituição cultural em atividade do estado, reforçando o valor simbólico da Casa da Memória. A venda do livro estará disponível durante o evento.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias