Transporte em Natal - Foto: Frankie Marcone/Arquivo NOVO

Cotidiano

Transporte Paulinho Freire sanciona lei que isenta empresas de ônibus do pagamento de ISS

Benefício valerá de 1º de janeiro de 2025 a 30 de junho de 2026 e é condicionado à manutenção de gratuidades e acesso a dados de bilhetagem e GPS

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de outubro de 2025 às 10:35

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), sancionou nesta sexta-feira (24) a a lei nº 7.976, que concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) aos operadores do transporte público coletivo da capital. A medida, publicada no Diário Oficial do Município, faz parte do pacote para viabilizar a nova licitação do sistema de transporte.

A isenção será aplicada entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026. O benefício poderá ser renovado por decreto até o final de 2026, caso haja intercorrências no processo licitatório.

Para usufruir da isenção, as empresas de ônibus deverão atender a algumas condições. Entre elas estão a concessão de acesso integral aos sistemas de bilhetagem eletrônica e de GPS, a manutenção das gratuidades já previstas em lei e a aplicação da tarifa social nos feriados.

A nova lei se soma a outras ações da prefeitura para reestruturar o transporte público. Esta semana, o prefeito já havia sancionado a lei que revoga a legislação do transporte opcional, prevendo a incorporação do serviço à nova modelagem do sistema, que será definida pela licitação.

Tags