Parnamirim está concluindo estudos para ser a 1ª cidade do RN com transporte público gratuito. Foto: prefeitura de Parnamirim
Parnamirim está concluindo estudos para ser a 1ª cidade do RN com transporte público gratuito. Foto: prefeitura de Parnamirim

A cidade de Parnamirim caminha para se tornar a 1ª do RN a integrar o seleto grupo de municípios brasileiros que oferece transporte público gratuito à sua população. Até novembro de 2023, 88 cidades ofereciam a gratuidade integral para todos os seus moradores.

A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (7), pela Prefeitura de Parnamirim. De acordo com a publicação, os estudos do Programa Tarifa Zero estão sendo concluídos e isso permitirá licitar em breve um modelo de transporte gratuito entre os bairros do município, por meio do sistema interbairros, financiado pelo orçamento do município.

Leia também:

“Em breve, Parnamirim vai ser pioneira no Rio Grande do Norte nesta modalidade, que já existe em municípios como Caucaia (CE) e São Caetano do Sul (SP), com um programa que vem sendo objeto de estudo em vários países, e agora irá se tornar uma realidade em Parnamirim”, informava o comunicado da Prefeitura.

No início de 2023 foi criado o Grupo de Trabalho para Licitação do Transporte Público Municipal, sob o comando do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro. Ele visitou cidades que já contam com esse tipo de sistema — como Caucaia (CE) e São Caetano (SPP).

De acordo com Marcondes Pinheiro, “essa modalidade de disponibilização do serviço de transporte público tem apresentado fortes impactos positivos sociais, econômicos e ambientais na dia a dia dos habitantes, tendo apresentado excelentes resultados”. “É um projeto de autoria da Prefeitura e executado pela Prefeitura, em prol dos parnamirinenses”, afirmou.

Em Caucaia, no Estado do Ceará, a tarifa zero é uma realidade desde 2021. O programa ‘Bora de Graça’ foi lançado em setembro daquele ano, em meio ao auge da pandemia de Covid-19 e a consequente queda no uso dos transportes públicos.

Durante o primeiro ano de aplicação da tarifa zero, a quantidade de passageiros saltou de 35.284, em agosto de 2021, para mais de 2 milhões, em setembro do ano seguinte. Hoje, a frota do transporte público da cidade oferece 70 veículos.

De acordo com a prefeitura, em 2021, eram 48 ônibus rodando pelo município. O subsídio da prefeitura utiliza como base os quilômetros rodados pelos ônibus. Em média, são direcionados mensalmente cerca de R$ 3 milhões para o transporte público.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________