Papa Leão XIV - Foto: Reprodução/Vatican
O Papa Leão XIV lançou neste domingo (29) uma nova campanha de arrecadação de fundos para cobrir o déficit estrutural do Vaticano, estimado entre 50 e 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 320 a R$ 350 milhões). A iniciativa foi anunciada durante a abertura da festa de São Pedro e Paulo, data tradicionalmente utilizada pela Igreja Católica para solicitar doações dos fiéis.
Durante missa celebrada na Basílica de São Pedro, o pontífice agradeceu aos doadores que já contribuíram com o Pence de Pedro – fundo que sustenta as operações do governo central da Igreja Católica. “O apoio financeiro de vocês é um sinal de união com meu jovem pontificado”, declarou o papa durante a oração do Angelus.
Pela primeira vez, o Vaticano adotou uma abordagem mais moderna e próxima do estilo americano para a campanha. A estratégia inclui vídeo promocional, pôster, QR Code e site dedicado que aceita doações via cartão de crédito, PayPal, transferência bancária e envio por correio.
O material promocional apresenta imagens dos primeiros momentos de Leão XIV como papa, incluindo sua aparição na loggia da Basílica de São Pedro logo após a eleição e o momento em que recebeu o anel de pescador. “Com sua doação ao Pence de Pedro, você apoia os passos do Santo Padre. Ajude-o a proclamar o evangelho ao mundo”, diz a mensagem disponível em vários idiomas.
O fundo Pence de Pedro enfrentou turbulências nos últimos anos devido a escândalos financeiros envolvendo má gestão de investimentos pela Secretaria de Estado do Vaticano. Um julgamento recente sobre investimento fracassado em propriedade londrina revelou que a maioria das contribuições financiou déficits orçamentários da Santa Sé, contrariando a crença de muitos fiéis de que o dinheiro seria destinado a iniciativas de caridade papal.
As doações despencaram para 43,5 milhões de euros em 2022 – menor valor desde 1986 – devido aos impactos da pandemia de covid-19 e às revelações dos escândalos. Houve recuperação nos anos seguintes, atingindo 54,3 milhões de euros em 2024, mas ainda insuficiente para cobrir os gastos de 75,4 milhões de euros no mesmo período.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias