ABC escolherá diretoria no dia 28 de novembro – Foto: Fábio Cortez/NOVO

Depois de garantido o principal objetivo do ano, o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o ABC, que ainda precisa carimbar seu passaporte à fase de grupos da Copa do Nordeste 2022, tem pela frente mais um episódio de grande importância para o futuro do clube: a eleição de sua próxima diretoria-executiva, marcada para acontecer no próximo dia 28 de novembro.

O prazo para inscrição de chapas concorrentes à presidência do ABC no próximo triênio foi encerrado na última sexta-feira (22). O silêncio mantido pelo atual presidente do Mais Querido, o empresário Elisiel Ubirajara Marques, conhecido como Bira Marques, quando questionado sobre o processo eleitoral, foi quebrado da forma mais oficial possível: com o registro de sua candidatura à reeleição, ao lado de Fred Menezes, que concorre à vice-presidência, compondo a chapa “ABC no Rumo Certo”.

Apesar dos bons resultados obtidos neste ano de 2021, Bira, que assumiu o cargo após a renúncia do médico Fernando Suassuna, em abril do ano passado, não encontrará o caminho livre para a reeleição. Isso porque foi registrada uma chapa de oposição, que surge sob a liderança de Idamylton Garcia, conselheiro do clube e presidente de uma das mais tradicionais torcidas organizadas do ABC, a Camisa 12. A chapa “A Força da Frasqueira” nasceu das arquibancadas do Frasqueirão e conta com Juredy Fonseca como candidato a vice-presidente.

A situação pouco tem se manifestado sobre o pleito. Até agora, o único ato da chapa “ABC no Rumo Certo” foi mesmo a oficialização da candidatura. Por outro lado, a oposição já mostra sua cara, principalmente nas redes sociais, enfatizando a defesa pela origem popular do ABC, o que parece ser uma das principais bandeiras da chapa.

O clube alvinegro já divulgou a lista de sócios que estão aptos a votar, caso a eleição fosse hoje, bem como os prazos para regularização dos que não estão em dia com as obrigações junto ao clube. Segundo o calendário eleitoral, os sócios têm até o próximo dia 10 de novembro para colocar em dia as obrigações com o ABC e manter o direito de votação.

A lista geral e definitiva com os nomes dos associados aptos a votar e decidir o futuro administrativo do ABC deverá ser divulgada até o dia 16 de novembro, podendo haver recursos que podem ser impetrados nos dois dias seguintes, devendo esses serem julgados pela Comissão Eleitoral até o dia 22.

Feito tudo isso, no dia 28 de novembro, em Assembleia Geral acontecerão as eleições que definem os futuros presidente e vice do ABC Futebol Clube para o próximo triênio.