Homem é preso em investigação sobre crimes contra crianças. Leia a matéria completa. | Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), uma operação em Natal para combater crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes praticados por meio da internet. A ação faz parte da 27ª fase da Operação Uiraçu, realizada no RN. Durante a operação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na capital potiguar. No local, um homem de 26 anos foi preso em flagrante durante o andamento das diligências.
Segundo a Polícia Federal, foram apreendidos um telefone celular, um tablet e um computador. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica para auxiliar as investigações e possibilitar a identificação de possíveis vítimas e de outros envolvidos.
O investigado poderá responder por crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por meio da internet, conforme previsto na legislação brasileira.
A Polícia Federal ressalta que, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente ainda utilize o termo “pornografia” para classificar esse tipo de crime, a comunidade internacional recomenda a adoção das expressões “abuso sexual” ou “violência sexual”, por refletirem de forma mais adequada a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.
Além das ações repressivas, a PF reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar a rotina digital de crianças e adolescentes. Orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e manter diálogo aberto são medidas essenciais de prevenção.
Mudanças repentinas de comportamento, como isolamento ou excesso de sigilo no uso de dispositivos eletrônicos, podem indicar situações de risco. A informação e a prevenção são apontadas como ferramentas fundamentais para proteger crianças e adolescentes e combater crimes dessa natureza no RN.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias