A Operação Slot identificou uma concentração de estabelecimentos comerciais, na maioria bares, em diversas localidades e bairros de Currais Novos, onde foram contabilizadas 17 máquinas de caça-níquel - Foto: MPRN

Polícia

Segurança Operação do MPRN mira jogos de azar e outros crimes em Currais Novos

Ação conjunta com as Polícias Civil e Militar cumpriu mandados de busca e apreensão, investigando jogo de azar, extorsão, ameaça e porte ilegal de arma de fogo

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de novembro de 2025 às 17:00

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira (7) a “Operação Slot” na cidade de Currais Novos, no Seridó potiguar. A ação, que contou com o apoio das Polícias Civil e Militar, teve como objetivo desarticular um esquema de exploração de bingos online e máquinas caça-níqueis. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar, além de sequestro de bens móveis, no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC-MP).

Diversos estabelecimentos comerciais, principalmente bares, e uma pessoa física foram alvos da operação. As equipes apreenderam vários instrumentos utilizados na prática dos crimes ou destinados a fins delituosos, bem como objetos essenciais para a prova das infrações. A medida cautelar foi requerida pelo MPRN e deferida pela 2ª Vara de Currais Novos. A força-tarefa envolveu um promotor de Justiça, 4 servidores do MPRN, 9 policiais civis e 12 policiais militares.

A investigação que culminou na Operação Slot teve início a partir de um Relatório de Inteligência do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Seridó, após denúncias sobre a proliferação de máquinas caça-níquel na cidade. As diligências do MPRN identificaram uma concentração de estabelecimentos, principalmente bares, em diferentes bairros de Currais Novos, onde foram contabilizadas 17 máquinas de caça-níquel.

A exploração de bingos e caça-níqueis é tipificada como contravenção penal de “jogo de azar”, conforme previsto na Lei de Contravenções Penais. No entanto, as investigações foram além, apurando indícios de crimes mais graves como ameaça, porte ilegal de arma de fogo e extorsão majorada. Foi levantado que o responsável pela exploração, distribuição e recolhimento dos valores dos jogos de azar coagia pessoas para o recebimento de valores, valendo-se do uso de arma de fogo.

A intervenção do MPRN, ao deflagrar a Operação Slot, busca coletar provas importantes para o curso das investigações, que visam responsabilizar os envolvidos e cessar as atividades ilícitas no município. Os envolvidos no esquema ilegal foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos para os procedimentos legais.

Tags