Brasil recebe certificação da OMS por eliminar transmissão do HIV de mãe para filho. | Foto: iStock/NataliaDeriabina

Cotidiano

Saúde OMS reconhece Brasil por eliminar transmissão do HIV de mãe para filho

Certificação será entregue nesta semana; ministro da Saúde destaca papel do SUS no resultado histórico

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de dezembro de 2025 às 14:03

O Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior país do mundo a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho como problema de saúde pública. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira (15), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov.

Segundo o ministro, representantes da OMS e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) chegam ao Brasil ainda nesta semana para a entrega oficial da certificação ao governo federal. O reconhecimento foi concedido após análise de dados enviados pelo país à organização internacional.

Padilha atribuiu a conquista à atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destacou a ampliação dos testes rápidos, o acompanhamento no pré-natal e o acesso gratuito a medicamentos para gestantes vivendo com HIV como fatores decisivos para o resultado.

Mudança histórica no enfrentamento da Aids

De acordo com o ministro, a certificação simboliza uma transformação profunda no combate à doença no Brasil. Ele lembrou que, no passado, era comum o acolhimento de crianças que nasciam com HIV e perdiam os pais em decorrência da Aids, realidade que deixou de existir no país.

Os dados que embasaram a decisão da OMS foram encaminhados pelo Brasil em julho deste ano. O dossiê reuniu informações consolidadas do SUS, comprovando a interrupção da transmissão vertical do vírus em níveis considerados seguros pela entidade internacional.


Tags