A Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio Grande do Norte (OAB-RN) anunciou via rede social que um conselheiro da entidade foi afastado do cargo após ser acusado de violência contra mulher e tentativa de feminicídio.
A entidade aceitou o pedido de afastamento e determinou abertura de processo ético-disciplinar contra o advogado. A identidade dele não foi informada.
As informações sobre o caso foram passadas em vídeo gravado pelo presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros. “Tomamos medidas imediatas e contundentes. O conselheiro já foi excluído do quadro de concelheiro através de renúncia e estamos determinando abertura de processo ético-disciplinar”, disse.
Assista abaixo o vídeo no qual Aldo Medeiros fala sobre o caso:
“A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) tomou conhecimento, nesta segunda-feira (23), de uma denúncia de violência contra mulher e tentativa de feminicídio envolvendo um conselheiro seccional no município de Pau dos Ferros.
O advogado em questão pediu afastamento definitivo do cargo de conselheiro seccional, já deferido pela diretoria da OAB/RN. Somada a isso, foi determinada a abertura de um processo ético-disciplinar a ser tramitado sob a perspectiva de gênero conforme a nova norma da OAB regulamentada pelo Provimento 228/2024, que pode resultar no cancelamento do registro profissional.
Diante do lamentável episódio, a Seccional Potiguar reitera que não admite nenhuma ação ou conduta que resulte em qualquer tipo de violência de gênero. A instituição presta solidariedade e está acompanhando o caso para prestar todo o apoio devido à vítima.
A OAB/RN, junto com sua Comissão da Mulher Advogada, repudia toda e qualquer forma de violência contra a mulher e segue com seu posicionamento firme em defesa da vida e da igualdade de gênero”.