diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN) tomou posse na manhã desta segunda-feira (14) - Carmem Felix/Assecom
A diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN) tomou posse na manhã desta segunda-feira (14), em solenidade realizada no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal. O evento contou com a presença do Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, da governadora Fátima Bezerra e do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende.
Durante a cerimônia, o Ministro Frederico de Siqueira destacou a importância do novo sindicato na defesa da democracia. “Esse gesto da nossa participação aqui é garantir o nosso apoio a esse setor tão importante para o futuro da nossa democracia. O desafio agora é estruturar essa entidade e garantir que ela inicie uma trajetória com muita solidez. Vocês têm a oportunidade de conferir a ela uma identidade que começa a se consolidar a partir desta fundação”, afirmou.
O novo sindicato nasce com a missão de representar e defender os interesses do setor da comunicação em um momento de profundas transformações tecnológicas e de desafios como a proliferação das fake news. O presidente eleito do Midiacom-RN, Thiago Lajus, e sua diretoria foram escolhidos por aclamação.
O Ministro também apontou a urgência em discutir o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo audiovisual, ressaltando o papel da entidade na formulação de diretrizes para o setor. “Essa tecnologia traz um universo de possibilidades, mas exige debates urgentes sobre ética, regulação e responsabilidade. Tudo isso somado ao combate à desinformação, um dos grandes problemas da comunicação no Brasil”, disse.
Frederico anunciou ainda que o Governo Federal trabalha para regulamentar a TV 3.0, tecnologia que promete transformar a experiência da televisão aberta no país, com melhor qualidade de imagem e som, interatividade e integração com a internet. A expectativa é que a Copa do Mundo de 2026 já conte com transmissões nesse novo formato.
A governadora Fátima Bezerra reforçou a responsabilidade do novo sindicato frente ao cenário atual da comunicação. “O Midiacom nasce com um grande desafio. Com a mudança nas plataformas, veio a tragédia das fake news. É preciso um compromisso ético para combater essa calamidade. Informar com responsabilidade e credibilidade é um dever do setor”, declarou.
Ela citou dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva que demonstram o impacto das notícias falsas na sociedade e mencionou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que responsabiliza as redes sociais por crimes cometidos por seus usuários como um avanço no enfrentamento ao problema. “Precisamos regulamentar o uso das redes e da inteligência artificial, com foco na proteção do cidadão”, completou.
Fortalecimento da imprensa profissional
O grupo, que conta com representação nas mídias de TV, rádio, jornais, revistas e portais associados, vem se reunindo há alguns meses com o intuito de pavimentar a consolidação do projeto, que é fruto de um movimento nacional promovido pela Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O Rio Grande do Norte é o quinto estado do Brasil a aderir ao movimento e lançar a regional do Midiacom.
Na presidência estará o publicitário Thiago Lajus, diretor executivo da InterTV, que foi escolhido por aclamação.
“O Midiacom é um sindicato que nasce a partir de uma iniciativa da Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, e que segue Brasil afora. Então, o Midiacom Rio Grande do Norte é o quinto estado a seguir esse modelo, um modelo unificado, de estatuto unificado, que surgiu a partir de uma necessidade identificada pela própria Abert, de representatividade do segmento de radiodifusão, de capacitação desses mercados e fomento do mercado local”, explica Thiago Lajus, presidente eleito do Midiacom-RN.
O executivo destaca a missão do sindicato no estado: “O Midiacom-RN foi criado com o objetivo muito claro de profissionalizar ainda mais o nosso mercado e representar ainda mais todos os veículos de radiodifusão. Rádio, televisão, jornais, portais associados de todo o nosso estado para todas as esferas, federal, estadual e todas as autarquias que merecem a nossa representatividade”, pontua Lajus.
Além disso, também foi instituído um Conselho Fiscal, que será composto por representantes das demais emissoras participantes, como o NOVO Notícias, que é um dos membros fundadores da entidade e tem participado das reuniões pioneiras através de Jeanny Damas, diretora administrativa do jornal.
Jeanny Damas comenta sobre a motivação para a entrada no Midiacom: “O Novo Notícias está filiado ao Midiacom com a intenção de se unir a outros veículos de comunicação no Rio Grande do Norte e fortalecer a informação, a comunicação, como também o nosso mercado, o negócio da comunicação como um todo. Nós somos o quinto sindicato do Brasil, e estamos fundando o Midiacom-RN com a intenção de dar maior robustez à comunicação com base no acesso da população à informação”, destaca.
Ela segue apontando o que o Midiacom pode fazer para o setor da comunicação: “A intenção é fortalecer o mercado e fortalecer os nossos profissionais, como também desenvolver eventos, ideias, campanhas associadas ao desenvolvimento do mercado como também ao desenvolvimento do estado do RN como um todo”, pontua Damas.
Representando o segmento de jornais, revistas e portais – em que o NOVO está inserido -, o vice-presidente Fernando Fernandes explica como esse projeto fortalece o setor: “O ecossistema da comunicação no Rio Grande do Norte, há muito tempo, buscava algo que representasse o peso que nós temos. E a partir deste momento, de ver essa campanha nacional de se criar órgãos em cada estado, a gente tem a responsabilidade de mostrar, inclusive, o nosso lado econômico. A gente sabe do número de geração de emprego que nós temos aqui, que é um batalhão de pessoas que vivem da comunicação. E essa comunicação, durante alguns tempos, foi, eu diria que até duvidada no caso do impresso, que chegou ao fim algumas vezes, como chegou no passado do rádio, e a gente vê a reinvenção de tudo isso. E é preciso que o Midiacom chegue junto, trazendo informação, trazendo conhecimento e perspectiva futura”, diz.
Ao falar de futuro, Fernandes lembra da necessidade de lutar contra o jornalismo irresponsável que macula a imagem de veículos sérios e compromissados: “Quem faz jornalismo sabe a necessidade que é de fazer jornalismo, literalmente, ouvir as duas fontes interessadas naquele momento. A gente quer que acabemos, claro, não é tão fácil, mas buscar sempre profissionalismo, acabando com fake news e buscando aquilo que todos nós aprendemos na faculdade. Eu digo isso com muita propriedade, porque eu sou da velha guarda da Portela, aqui da UFRN, quando fiz jornalismo. E ninguém publica nada sem checar, sem se informar, sem realmente priorizar aquilo, a informação que você vai levar para o seu leitor ou para o seu ouvinte. A gente não pode formar opinião. A gente mostra a matéria. O leitor, o nosso ouvinte, que faça a sua opinião”, destaca Fernando Fernandes.
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