Cotidiano

Saúde Novo método de rastreamento do câncer de colo de útero é destaque na 37ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN

A mudança no rastreamento do câncer de colo de útero segue as recomendações do Ministério da Saúde e está baseada em evidências que demonstram maior eficácia do teste de HPV na detecção precoce das lesões precursoras do câncer

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de julho de 2025 às 18:33

A 37ª edição da Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, promovida pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn), será realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Natal. Neste ano, um dos destaques da programação será o debate sobre o novo método de rastreio para o câncer de colo do útero, que passa a priorizar o teste de DNA do HPV no lugar do tradicional exame de Papanicolau.

A mudança no rastreamento do câncer de colo de útero segue as recomendações do Ministério da Saúde e está baseada em evidências que demonstram maior eficácia do teste de HPV na detecção precoce das lesões precursoras do câncer. O novo protocolo prevê que mulheres entre 25 e 64 anos realizem o teste a cada cinco anos, desde que o resultado seja negativo, ampliando a cobertura, reduzindo subdiagnósticos e tornando o rastreamento mais eficiente.

O tema será ministrado na Jornada pelo presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Pernambuco (SOGOPE), Dr. Jefferson Valença, referência nacional na área. A expectativa é que a discussão aprofunde os impactos da nova diretriz no contexto da atenção básica e os desafios para sua implementação nos diferentes estados do país.

Além do rastreamento do câncer de colo do útero, a Jornada também discutirá temas como o emprego dos implantes hormonais no tratamento do climatério, a relação entre microbiota e saúde da mulher, a administração da terapia hormonal e os impactos do vírus sincicial respiratório, ampliando a visão sobre aspectos fundamentais da saúde feminina em diferentes fases da vida.

Para o presidente da Sogorn, Dr. Robinson Dias, iniciativas como essa promovem o intercâmbio de conhecimento entre profissionais e fortalecem a prática clínica baseada em evidências.

“Estamos diante de mudanças importantes na forma de cuidar da saúde da mulher. Por exemplo, o teste de HPV, que é mais sensível e tem potencial para reduzir significativamente os casos avançados de câncer de colo de útero. A Jornada será uma oportunidade fundamental para debatermos a adaptação desse novo protocolo na prática clínica e os desafios regionais para sua implantação”, afirma.

Durante os dois dias, especialistas de diversas regiões do país irão se reunir para discutir esse e outros avanços, desafios e estratégias relacionados à saúde da mulher, com foco em temas de grande impacto social. Voltado para médicos ginecologistas, obstetras e residentes da área, o evento consolida-se como um dos principais espaços de atualização científica do estado. 

Serviço:37ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RNData: 31 de julho e 1º de agosto
Local: Praiamar Natal Hotel & Convention – R. Francisco Gurgel, 33. Ponta Negra, Natal – RN

Tags