Jaime Calado, secretário do Desenvolvimento Econômico do RN
Jaime Calado, secretário do Desenvolvimento Econômico do RN – Foto: Assecom-RN

A última pesquisa de intenção de votos divulgada no Rio Grande do Norte, na última quinta-feira (30), trouxe algumas surpresas em vários cenários para distintos cargos a serem disputados no próximo ano de 2022. Dentro do Governo Fátima Bezerra, há o que se comemorar. A aparição do nome de Jaime Calado, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, e um dos principais políticos da base aliada da governadora.

Ele foi citado na disputa por uma das oito vagas de deputado federal, com destaque para a pesquisa estimulada, onde apareceu como o oitavo nome mais lembrado pelos entrevistados, com 3% das intenções de votos, o que pode lhe garantir uma vaga em Brasília. Na espontânea, o seu nome também foi bem lembrado, citado por 0,7% dos entrevistados, o que o coloca como o décimo mais citado ao lado do hoje deputado Benes Leocádio (REPULICANOS). 

Há alguns meses, Jaime Calado revelou o desejo de compor a chapa da governadora Fátima Bezerra na disputa pela reeleição, sendo o seu vice-governador. Contudo, hoje, o secretário evita discutir os planos para 2022 e está tentando manter o foco no trabalho à frente da pasta do Desenvolvimento Econômico, deixando o assunto eleições para o futuro. 

Apesar de não querer se postar olhando para o assunto “Eleições 2022”, há que se destacar a força eleitoral do secretário, nome de grande confiança da governadora, e que já se sabe, está à disposição para concorrer ao cargo de vice-governador. Presidente estadual do PROS, Jaime Calado tem ao seu lado uma das votações mais expressivas das eleições passadas, quando sua esposa, Zenaide Maia, foi eleita como senadora com mais de 660 mil votos. Não podemos esquecer também que ele é um dos principais líderes políticos de São Gonçalo do Amarante, quarto maior colégio eleitoral do Estado, com quase 70 mil eleitores em 2020, e de onde ele saiu com mais de 70% de aprovação quando foi prefeito. 

Outro nome que vale a pena destacar, é o da assessora do Governo, Samanda Alves (PT). Nome novo nas pesquisas eleitorais, ela começou a ser ligada às urnas recentemente, quando se começou a especular que ela fará parte da nominata do PT na corrida para a Câmara no próximo ano, podendo fazer chapa com Isolda Dantas, que deve disputar a reeleição para a Assembleia.