Miguel Nicolelis - Foto: Willian Alves/Arquivo/Campus Party
Possibilidade plausível para a extinção da humanidade é uma das premissas do livro “Nada mais será como antes”, que terá sessão de autógrafos na livraria Leitura do Midway Mall
Publicado 13 de agosto de 2025 às 15:14
Durante muitos anos dedicado a produções científicas em artigos internacionais e em livros de não ficção, Miguel Nicolelis desta vez estreia na ficção científica com o lançamento da obra Nada mais será como antes, que chega às lojas pelo selo Planeta Minotauro, da Editora Planeta. O livro traz um enredo com cientistas, políticos, personagens do mundo financeiro, figuras históricas e ficcionais para descrever o impacto de uma catástrofe sem precedentes na história moderna. Em sua turnê de lançamento pelo Brasil, o autor desembarca em Natal no dia 18 de agosto (segunda-feira) para uma sessão de autógrafos. O evento, gratuito e aberto ao público, vai acontecer na Livraria Leitura Midway Mall às 18h.
Em um artigo publicado em 2020, no El País, o autor abordou três possibilidades mais plausíveis para a extinção da humanidade. Esses possíveis cenários levaram Nicolelis a criar o enredo de Nada mais será como antes, que traz assuntos extremamente atuais como as ameaças naturais à sobrevivência da humanidade, os limites do cérebro humano e como ele está sendo corrompido pela lógica digital e pela dita Inteligência Artificial.
O livro traz a cada capítulo uma contagem regressiva para a ocorrência de um destes eventos transformadores da vida na Terra, e os leitores e as leitoras só descobrem exatamente do que se trata nos capítulos derradeiros, criando um clima de profundo mistério que se estende por todo o livro, culminando em um evento surpreendente. Poucos dias antes da catástrofe, um matemático e uma neurocientista, tio e sobrinha, se reencontram depois de 30 anos separados e, depois de uma breve reconciliação, tentam de todas as formas evitar o possível colapso do planeta. Enquanto isso, uma enorme conspiração mundial, com seus próprios interesses e ambições, tenta implantar o seu plano de controlar as mentes coletivas da humanidade.
SOBRE O AUTOR
Professor Emérito da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra e, mais recentemente, do Nicolelis Institute for Advanced Brain Studies, Miguel Nicolelis pesquisa há quarenta anos os mistérios do cérebro humano. Durante a carreira, suas pesquisas foram capas das maiores revistas científicas, bem como dos maiores jornais do mundo. Usando uma de suas invenções, a interface cérebro-máquina, um jovem paraplégico brasileiro, Juliano Pinto, desferiu o chute de abertura na Copa do Mundo do Brasil em 2014. Pela Editora Planeta, lançou uma trilogia formada por Muito além do nosso eu, Made in Macaíba e O verdadeiro criador de tudo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias