Foto: Neoenergia Cosern
Para atender o crescimento da demanda por energia elétrica no período mais quente do ano – que se estende de meados de outubro a março – a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 que beneficia diretamente 41 municípios
Publicado 17 de dezembro de 2025 às 08:16
O crescimento turístico do Litoral Norte do estado e os novos empreendimentos imobiliários na zona Leste de Natal demandaram a injeção de mais energia no sistema elétrico potiguar. Para garantir o fornecimento de energia de qualidade para pequenos e grandes consumidores nessas regiões, a Neoenergia Cosern irá inaugurar, em janeiro de 2026, duas novas Subestações Elétricas. Uma em Petrópolis, em Natal, que beneficiará toda a zona Leste da capital (Ribeira, Tirol, Petrópolis, Cidade Alta e Alecrim); e outra em São Miguel do Gostoso, que reforçará o fornecimento para mais de 10 mil clientes no município do litoral Norte.
Essas obras estão contempladas no Plano Verão 2026 da Neoenergia Cosern e integram o pacote de R$ 2,9 bilhões em investimentos previstos até 2029 em todas as regiões potiguares. Além dessas obras estruturas, que irão garantir maior robustez e resiliência ao serviço de distribuição de energia no Litoral Leste, a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, detalhou as demais ações previstas no Plano Verão 2026 nesta terça-feira, 16, em coletiva de Imprensa na sede da empresa, em Natal.
“As regiões nas quais essas duas Subestações Elétricas foram instaladas ampliaram a demanda por energia nos últimos anos e se fez necessário reforçar o fornecimento com novas infraestruturas. Somente nas Subestações Petrópolis, em Natal, e Gostoso, em São Miguel do Gostoso, investimos mais de R$ 82 milhões. São Subestações modernas, com tecnologia de segurança de ponta que, com certeza, irão reforçar o fornecimento de energia e atrair mais investimentos para essas importantes localidades que são propulsoras do desenvolvimento social e econômico”, ressaltou Fabiana Lopes.
Maior demanda
Para atender o crescimento da demanda por energia elétrica no período mais quente do ano – que se estende de meados de outubro a março – a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 que beneficia diretamente 41 municípios. Além das duas novas Subestações Elétricas em Natal e São Miguel do Gostoso, a distribuidora inaugurou seis Bases Operacionais em todas as regiões potiguares: Areia Branca, Angicos, Parelhas, São José de Mipibu, Touros e Umarizal.
O Plano Verão contempla um planejamento integrado com todos os setores da companhia e que envolve centenas de profissionais três meses antes da operacionalização em si. São mapeadas localidades do litoral ao sertão, passando pelas serras, e é elaborado um complexo cronograma de obras, manutenções preventivas, melhorias e modernização da rede elétrica em todas as regiões potiguares.
Fabiana Lopes detalhou como o sistema elétrico potiguar foi preparado para o crescimento do consumo de energia com a manutenção preventiva de 3 mil quilômetros de redes elétricas de distribuição e transmissão; manutenção de 2.500 religadores telecomandados; inspeção de aproximadamente 560 transformadores de distribuição; construção de 10 novos alimentadores; inspeção em 79 Subestações Elétricas; e definição de Plano de Contingência – que inclui ações para casos de eventos climáticos extremos. Somente no Litoral Leste, de São Miguel do Gostoso a Pipa, mais de 1,5 mil quilômetros de redes de distribuição de energia passaram por manutenção preventiva.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias